Jejum para exame de sangue e outros cuidados

Nesse artigo do MedSimples, vamos abordar uma série de cuidados em relação ao jejum para exames de sangue variados. Logo abaixo, você vai entender quanto tempo você precisa ficar em jejum para cada tipo de exame (como hemograma completo, colesterol e glicemia de jejum), além de resolver algumas dúvidas bastante comuns, como a clássica sobre beber água antes do exame de sangue, ou por quanto tempo precisa parar de ingerir álcool e usar tabaco. Vamos lá?

Jejum para Exame de Sangue

Por que o jejum é diferente para cada exame?

O tempo de jejum para o seu exame de sangue varia de acordo com o que será avaliado. Em alguns exames é preciso um jejum de 12h (ou mais, ou menos) enquanto que, em outros, você pode se alimentar normalmente. Mas por que isso acontece?

Vários tipos de exames de sangue, na verdade, não precisam de jejum. Porém, alguns dos exames mais comuns a serem solicitados são para avaliar substâncias envolvidas no seu metabolismo energético. Isso inclui a famosa Glicemia de Jejum e o Lipidograma (composto pelo Colesterol e Triglicerídeos), por exemplo.

Nós solicitamos o jejum para realizar esses exames porque a influência da alimentação nos níveis dessas substâncias é muito grande. Assim, ao realizar o jejum, procuramos avaliar essas substâncias quando seus níveis são mais baixos no sangue. Quando elas estão aumentadas mesmo com o jejum (momento em que deveriam estar baixos), podemos realizar um ponto de corte (e definir valores de referência) para separar pacientes com alteração laboratorial (para mais ou para menos) dos que estão normais.

Quando você segue o jejum no tempo correto nos casos em que são solicitados, o seu resultado terá mais Acurácia, que é o quão perto o valor do seu resultado de exame está do valor real no seu sangue. É por isso que seguir o tempo correto de jejum é muito importante em certos exames.

Fazendo isso errado, você pode ter um erro diagnóstico. E a maioria dos médicos e outros profissionais de saúde não estão preparados para lidar com esse tipo de variação. Por exemplo, muitos nem perguntam aos pacientes, após uma glicemia de jejum alterada, se o jejum foi feito da forma correta.

Os níveis de certas substâncias, por outro lado, variam pouco ou nada com a alimentação. É o caso, por exemplo, da pesquisa de Hepatites e do Beta-HCG.

Além do jejum, alguns exames também requerem cuidados adicionais, como abster-se de álcool e/ou tabaco, bem como alguns tipos de suplementos alimentares. Vamos ver tudo isso com calma e dar vários detalhes para os diferentes tipos de exames.

Jejum nem de mais, nem de menos

É importante notar que existe não só um limite do mínimo de jejum que você deve fazer, mas também é preciso tomar cuidado para não jejuar em excesso!

Quanto mais tempo você permanece sem se alimentar, menor é o seu açúcar no sangue (glicemia), por exemplo. Se você ficar, digamos, 18 horas sem se alimentar antes do seu exame, um possível diagnóstico de Diabetes pode passar desapercebido. Este é só um exemplo básico, mas é muito importante tomar cuidado com isso ao fazer um jejum para exame de sangue.

De um modo geral, sempre evite o jejum superior a 14 horas.

Jejum para exames específicos

Agora, vamos comentar sobre os detalhes do jejum para cada tipo de exame dos mais utilizados.

Glicemia de jejum (exame do açúcar no sangue): este é um dos exames mais simples utilizados no diagnóstico de Diabetes. O tempo de jejum ideal para esse exame de sangue gira em torno de 8 a 10 horas.

Lipidograma (exame de Colesterol e Triglicerídeos): são usados para a detecção de Dislipidemias (que são o aumento de Colesterol Total e LDL – “colesterol ruim” – ou diminuição do HDL – “colesterol bom” – ou ainda aumento de Triglicerídeos). Detectam também uma série de outras doenças e auxiliam na avaliação geral de pacientes com várias condições médicas. No caso desses exames, indica-se geralmente um jejum de 12 horas. O exame que mais influencia nesse jejum é a dosagem de Triglicerídeos. Para este, é obrigatório um jejum em torno de 12 horas. Se apenas o Colesterol HDL e/ou LDL forem solicitados, é preciso apenas um jejum em torno de 4 horas.

Hemograma completo: antes desse exame, realize um jejum de 3 horas. Porém, é importante notar que, se o seu sangue será utilizado para outros exames, talvez o jejum por mais tempo seja necessário.

Ao fim do artigo você encontra também uma tabela completa com o tempo mínimo de jejum para os exames mais comuns.

Dúvidas frequentes

Beber água durante jejum para exame de sangue

Você pode beber água durante o jejum antes de um exame de sangue. Porém, convém tomar com moderação.

1. Tomar água durante o jejum, pode?

Essa dúvida é bastante comum. Para exames de sangue, você pode tomar água sem problemas. Porém, convém tomá-la com moderação. Você deve evitar tomar água apenas em exames mais complexos (com uma Endoscopia Digestiva), em que serão utilizados anestésicos. Nesse caso, mesmo a água pode causar náuseas e vômitos durante ou logo após o procedimento.

A água em excesso também interfere com os exames de urina, principalmente na densidade urinária.

2. Fumar antes do exame, pode?

É importante evitar fumar pelo menos nas 24 horas que antecedem o seu exame de sangue, principalmente se ele for um teste de Agregação Plaquetária, Curva Glicêmica (TOTG – Teste Oral de Tolerância à Glicose), Teste Ergométrico (de Esforço) ou uma Prova de Função Pulmonar.

3. E consumir álcool?

No caso de bebidas alcoólicas, é importante não consumi-las por 3 dias antes do seu exame de sangue, especialmente no caso dos Triglicerídeos, que têm seus valores falsamente aumentados com o consumo de álcool.

Se você é diabético

Exames como o Lipidograma (que avalia Colesterol e Triglicerídeos) são raramente necessários para pacientes diabéticos. Se você tem Diabetes, não é necessário realizar jejum antes desse exame. Além disso, não deixe de tomar as suas medicações ou a Insulina para o controle da doença.

Se você toma medicamentos

A não ser que o seu médico tenha dito o contrário, é importante continuar tomando qualquer tipo de medicação prescrita como você normalmente as utiliza. Além disso, é também importante conversar com o seu médico caso o seu exame precise ser feito em jejum, mas você toma a medicação juntamente com a alimentação.

Na tabela abaixo, veja também o tempo de jejum recomendado para outros exames:

Nome do exameTempo mínimo de jejum
Ácido Úrico no sangue8 horas
Alfa-fetoproteína3 horas
Amilase3 horas
Anti-TPONão é necessário jejum
Anti-HBS (Imunidade Hepatite B)Não é necessário jejum
Anti-HBC (Hepatite B)Não é necessário jejum
Albumina3 horas
Beta-HCG (Teste de Gravidez)Não é necessário jejum
Bilirrubinas3 horas
CA-1258 horas
Cálcio no sangue3 horas
CEA (Antígeno Carcinoembrionário)3 horas
CK ou CPK (Creatinoquinase)3 horas
Clearance de Creatinina (Depuração de Creatinina)8 horas
Coagulograma2 horas
Colesterol Total4 horas
Creatinina no sangue3 horas
Eletroforese de ProteínasNão é necessário jejum
Exame de UrinaNão é necessário jejum
Espermocultura e EspermogramaNão é necessário jejum
Estradiol3 horas
Parasitológico de FezesNão é necessário jejum
Ferritina3 horas
Fibrinogênio2 horas
Fosfatase Alcalina8 horas (adultos)
FSH3 horas
GasometriaNão é necessário jejum
Glicemia (Glicose ou "Açúcar" no sangue)8 horas (adultos)
HAV (Hepatite A)Não é necessário jejum
HBsAg (Hepatite B)Não é necessário jejum
HCV (Anti-HCV)Não é necessário jejum
Colesterol HDL4 horas
Hemoglobina Glicada (HbA1c)Não é necessário jejum
Hemograma3 horas
HIVNão é necessário jejum
HTLV4 horas
KTTP ou KPTT (Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada)2 horas
LDH (Desidrogenase Lática)Não é necessário jejum
LH (Hormônio Luteinizante)3 horas
Lipase3 horas
Lítio no sangue3 horas
Plaquetas3 horas
Potássio no sangue3 horas
Progesterona3 horas
Prolactina3 horas
Proteína C Reativa (PCR)8 horas
Proteína no sangue8 horas
PSA (Antígeno Prostático Específico)3 horas
PSA Livre3 horas
Contagem de ReticulócitosNão é necessário jejum
Rotavírus (Fezes)Não é necessário jejum
Rubéola IgG e IgM4 horas
Sódio no Sangue3 horas
Testosterona8 horas
Testosterona Livre8 horas
TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) ou AST (Aspartato Aminotransferase)3 horas
TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica) ou ALT Alanina Aminotransferase)3 horas
Toxoplasmose IgG e IgM4 horas
TriglicerídeosObrigatório entre 12-14 horas
TP (Tempo de Protrombina)2 horas
TSH (Hormônio Tireoestimulante)3 horas
T3 (Triiodotironina)3 horas
T4 Livre (Tiroxina Livre)3 horas
T4 Total (Tiroxina Total)3 horas
Ureia3 horas
UroculturaNão é necessário jejum

Essas são as principais informações relacionadas ao jejum para exames de sangue e cuidados específicos que você deve ter antes de realizá-los. Se você tiver mais alguma dúvida, deixe o seu comentário ou faça uma pergunta!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *