Refrigerantes Diet também aumentam o risco de Diabetes

Refrigerante Diet e DiabetesUm novo estudo da França sugere algo que pode assutar muitas pessoas: os refrigerantes Diet (adoçados artificialmente) também parecem aumentar o risco de adquirir o Diabetes Tipo 2! O estudo feito com mulheres, foi encabeçado pelo Centro para Pesquisa em Epidemiologia e Saúde Populacional (Center for Research in Epidemiology and Population Health) em Villejuif, na França.

Já houveram estudos anteriores comparando o risco de adquirir Diabetes Tipo 2 entre ingesta de refrigerantes comuns e Diet, porém trazendo resultados conflitantes. Este estudo, envolvendo uma grande amostra, não implica a causa dos refrigerantes Diet na formação do Diabetes Tipo 2, mas sugere mecanismos pelos quais isso possa acontecer.

Os pesquisadores dizem que, como os refrigerantes Diet são “considerados – e divulgados – como mais saudáveis que os comuns”, esses dados sugerem a necessidade de investigações mais profundas.

O estudo em formato coorte foi feito com 66.118 mulheres francesas, analisadas entre o período de 1993 a 2007, para tentar relacionar a dieta com o câncer. Os resultados sugerem um aumento do risco de Diabetes Tipo 2 até duas vezes maior em mulheres que ingeriam >259 mL/semana de refrigerante comum e >603 mL/semana de refrigerante Diet, comparadas com as mulheres que não ingeriam essas bebidas.

Fica aí um aviso para pessoas com fatores de risco para Diabetes (como Obesidade e histórico familiar), que costumam trocar o refrigerante comum pelo Diet, na tentativa de evitar o excesso de açúcar nessas bebidas.

Fontehttp://www.medscape.com/viewarticle/779290

Artigo do Estudohttp://ajcn.nutrition.org/content/early/2013/01/30/ajcn.112.050997.abstract?sid=15384db3-98d3-45fa-9a08-49f6f9b40fc7



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *