Estou com dores no tórax.. Quando tô parada não dói. Mas se eu puxo o ar mais forte ou me mexo, a dor vem bem ruim. Uma pontadela daquelas! Qual o diagnóstico??? Minha vizinha tava com pneumonia.
Olá Bernadette, tudo bem?
A dor no tórax ao respirar e se movimentar está presente em diversas condições clínicas. Para uma avaliação mais específica, tente lembrar se a dor corre para algum lugar, se piora quando faz exercícios ou tem falta de ar associada. Isso pode direcionar o atendimento para algo relacionado ao coração e ao sistema cardiovascular. Se a dor piora quando faz inspirações profundas (puxa o ar com força – algo que mencionou) e também tem febre, tosse e expectoração de catarro, talvez esteja com um quadro de pneumonia. O próprio esforço muscular exagerado e as contraturas musculares na região torácica podem desencadear dores que piora com a inspiração e com os movimentos do corpo.
Se utiliza sutiã de aro metálico, uma possibilidade é a neurite intercostal. O aro metálico pode lesionar o nervo que fica entre as costelas, causando dores quando o ar é puxado. Talvez sua dor melhore apenas com a troca por sutiãs sem o metal. Se, por outro lado, você tem essa sensação especialmente quando você se alimenta, geralmente possui eructação (Arroto) ou quando muda da posição sentada para a deitada. Talvez seja algo relacionado aos distúrbios do trato digestório, como refluxo gastroesofágico, gastrite e demais. Em tais situações, verifique se sua alimentação mudou recentemente, ou se a sensação tem início após ingestão de algum alimento em específico. Em todo caso, é necessária uma avaliação médica com um clínico geral, para destrinchar seus sintomas e chegar ao diagnóstico.
Faça login ou Cadastre-se para enviar sua resposta