Tenho 23 anos, pratico atividades físicas, sou magra e parece que vou ter um treco… Tive na semana passada um momento que parecia que meu coração ia sair pela boca… O coração ficava pulsando na garganta… Horrível, o que pode ser isso???
Olá Beatriz, tudo bem?
É muito bom que esteja em forma e praticando atividade física, isso com certeza vai prevenir muitas doenças no curso da sua vida. A queixa de coração pulsar na garganta é uma das diversas maneiras do paciente se referir a palpitação, isto é, a sensação de batimento rápido e/ou desconfortável do coração. Na sua faixa etária uma arritmia muito comum é a taquicardia supraventricular. O estímulo elétrico do coração surge no nodo sinoatrial (o marca-passo do coração) e segue pelos átrios e ventrículos, seguindo uma ordem precisa.
Na taquicardia supra-ventricular, o estímulo deixa se der disparado pelo nodo sinoatrial, sendo a contração dos ventrículos disparada diretamente com maior velocidade. Essa alteração pode ser em decorrência de estresse, consumo excessivo de bebidas estimulantes (café, energéticos, chás, chimarrão etc) e até relacionada com alterações anatômicas (algum fio elétrico a mais no coração). O tratamento agudo pode envolver manobras e medicações para diminuir a frequência do coração. Para evitar novos eventos, pode ser possível desligar esse fio elétrico com uma cirurgia de ablação.
Em outros casos, podem estar presentes outras arritmias como a fibrilação atrial e extrassístoles, entre outras. Para saber se o caso é emergencial, verifique se está com falta de ar, dor ou desconforto no peito e se teve algum desmaio – se ficar em dúvida, temos uma plataforma de triagem para diferenciar os casos graves do demais. Independente da gravidade no momento, a realização de um eletrocardiograma e consulta com clínico geral é indispensável para averiguar o diagnóstico correto e a necessidade de tratamento.
Faça login ou Cadastre-se para enviar sua resposta