Pernas inchadas após escleroterapia, o que fazer?

author-avatar
Pergunte ao DoutorCategoria: Cirurgia GeralPernas inchadas após escleroterapia, o que fazer?
Suzette Marques perguntou 5 anos atrás

Eu tenho as pernas muito inchadas por causo de varizes nas pernas…. Mas daí fiz a escleroterapia para aliviar o enhcaço e as dores…. mas as pernas continuam inchadas após a escleroterapia, que dá para fazer???

1 Respostas
Dr. Guilherme Pozzolo Staff respondeu 5 anos atrás

Olá Suzette, tudo bem?
 
A cirurgia de varizes pode ter um efeito muito bom no quesito estético, reduzindo a aparência mais saliente das veias varicosas e, em muitos casos, diminui igualmente a incidência das dores em algum território específico. Mas, infelizmente, ela não produz um efeito interessante no inchaço das pernas. O problema das varizes é que o sangue ao invés de retornar para o coração completamente, uma parte fica retida nos vasos da perna. Quando se fecha uma veia, ela pode parar de doer e não mais ficar aparente. Mas as demais continuam sobrecarregadas no processo de drenagem dos sangue venoso para a circulação.
 
Em tais casos, temos algumas medidas que podem favorecer a drenagem desse inchaço. A prática de atividades físicas, drenagem linfática e utilização das meias elásticas são os principais exemplos que auxiliam as pernas inchadas após escleroterapia. Essas atividades podem ser orientadas por um clínico geral. De momento, algo que pode ser feito facilmente, é elevar as pernas para cima. O direcionamento das pernas para cima estimula o efeito da gravidade sobre os membros, gerando, aumento da drenagem de igual maneira. Ademais, verifique se possui algum sinal de alerta para situações mais graves, como endurecimento da panturrilha, falta de ar e vermelhidão na pele.