Desmaios frequentes na adolescência, o que pode ser?

author-avatar
Pergunte ao DoutorCategoria: NeurologiaDesmaios frequentes na adolescência, o que pode ser?
Maria do Carmo perguntou 5 anos atrás

Meu filho de 14 anos teve dois desmaios na última semana, parece tá tudo bem. Mas fico preocupada de ser algo mais sério. A gente de mudo faz poco para a Bahia, tem algo a ver?? O que pode ser esses desmaios na adolescência??

1 Respostas
Dr. Guilherme Pozzolo Staff respondeu 5 anos atrás

Oi Maria, tudo bem?
 
Os desmaios na adolescência tem realmente uma frequência aumentada e, na maioria dos casos, são causadas por condições benignas. No seu caso relatado, a mudança de cidade pode ter grande relação com os eventos. Especialmente, por se um local naturalmente quente. As temperaturas elevadas são capazes de dilatar nossos vasos sanguíneos. Esse mecanismo ocorre para levar o calor corporal para fora e manter nossa temperatura interna normal. Entretanto, esse mecanismo pode baixar a pressão sanguínea. Com uma pressão mais baixa, podemos ter um desmaio, geralmente com recuperação fácil após.
 
Mas antes de assumir que a questão seja essa, sempre é importante uma investigação como o médico. Alguns exames como o eletrocardiograma pode ser necessário, para afastar arritmias, o glicosímetro para afastar hipoglicemia (baixa do açúcar do sangue). Em outras situações, os desmaios frequentes na adolescência pode ser uma manifestação da epilepsia. Nem todas as convulsões dos epilépticos são muito chamativas, como aquelas contrações. Em muitos casos, são eventos que passam imperceptíveis como desmaios na adolescência. A investigação do quadro pode ser feita por um clínico geral.