Oi dr. tenho fibromialgia diagnósticada faz 3 anos e muitas dificuldades trabalho com limpeza e me doi muito as juntas do corpo todo, faço tratamento com reumatologista mas está difícil. quero saber se a fibromialgia aposenta ou o que posso fazer pra conseguir a aposentadoria por fibromialgia. obrigado.
Olá, Maria.
O portador de Fibromialgia tem os mesmos direitos perante ao INSS. Assim, se estiver contribuindo para o INSS tanto pelo recolhimento padrão como por autônomo, pode requerer perícia médica para avaliar a incapacidade se estiver afastado por mais de 30 dias do trabalho por conta dos sintomas.
Vale lembrar que o benefício só é concedido às pessoas que têm um surgimento ou agravo de doença depois de iniciar o recolhimento do INSS.
Para a aposentadoria por invalidez, é necessário que o perito médico do INSS conclua que existe uma incapacidade total e permanente para o trabalho. Na prática, isso só é fornecido depois de muitas tentativas de tratamento sem sucesso e constatação da dificuldade laboral por dores no corpo, quadro depressivo e outros problemas associados.
Espero ter te ajudado e obrigado pela pergunta. 🙂
Faça login ou Cadastre-se para enviar sua resposta