Perna inchada após cirurgia de fêmur, é normal?

author-avatar
Pergunte ao DoutorCategoria: Ortopedia & TraumatologiaPerna inchada após cirurgia de fêmur, é normal?
Claudemir Oswald perguntou 5 anos atrás

Fiz uma cirurgia de troca de prótese de fêmur, e estou com a perna muito inchada. Sei que a cirurgia é grande, e que pode inchar. Mas está demais o aumento de volume. Pode ser normal?

1 Respostas
Dr. Guilherme Pozzolo Staff respondeu 5 anos atrás

Olá Claudemir, tudo bem?
 
As cirurgias de fêmur são consideradas grandes, são estruturas muito sólidas do corpo humano, que foram projetadas para suportar grande pressão. Quando essas cirurgias são realizadas é comum desenvolvimento de grande processo inflamatório local, como parte da cicatrização dos tecidos. Portanto, verificar a perna inchada após uma cirurgia desse porte é comum. A grande questão, é que ficar apenas deitado após um cirurgia e esse mesmo processo inflamatório são capazes de desencadear outros processos de doença. A trombose é um evento possível. Para tal situação, verifique se há vermelhidão na região, se a panturrilha possui empastamento (rigidez) e se possui dor quando ela é palpada.
 
Geralmente, verificar se uma das pernas possui maior circunferência que a outra é muito útil, contudo, em sua situação já é esperado. Especialmente, se você fez a cirurgia em apenas um fêmur. A trombose possui tratamento simples quando é iniciado rapidamente, a sua grande complicação é o desprendimento desses coágulos da região das pernas e migração para o pulmão, causando a embolia pulmonar. Um situação que pode gerar falta de ar, dor no peito e baixa de oxigênio no sangue. Se ficou na dúvida, sobre a necessidade de tratamento de urgência em seu caso, possuímos uma plataforma de triagem digital.