Tenho uma dúvida sobre crise de ansiedade e síndrome do pânico podem aumentar a pressão arterial. Já tive que ir para o hospital quando estava em crise e minha pressão estava alta. Tomo remédio para pressão e ela é bem controlada, mas tenho medo desses picos de pressão que tenho quando estou muito ansioso.
Olá Sandro, tudo bem?
A síndrome do pânico é um pico de ansiedade agudo que apresenta sintomas físicos intensos. Uma das reações naturais do corpo quando está passando por um estresse muito grande, como uma síndrome do pânico, é o corpo entrar em um “estado de luta ou fuga”, com o aumento da frequência cardíaca e respiratória, assim como o aumento da pressão arterial. Picos de pressão muito elevados, que necessitam de tratamento emergencial, costumam ocorrer apenas com pacientes que normalmente já possuem sua pressão sem controle adequado. Sendo orientado buscar um atendimento com médico clínico para avaliar a necessidade de um tratamento contínuo com anti-hipertensivos.
Não menos importante, é realizar o tratamento do pânico e ansiedade para evitar esses picos de pressão. O tratamento dessas comorbidades, além de melhorar a qualidade de vida do paciente de maneira global, diminuem o risco de algum evento cardiovascular por diminuir os picos de pressão causados pelo estresse. O controle dos sintomas ansiosos ajuda no controle da pressão arterial de maneira global, não apenas nos episódios de pico de pressão.
Se você está passando por ansiedade ou síndrome do pânico, busque atendimento com um médico especialista em psiquiatria.
Faça login ou Cadastre-se para enviar sua resposta