Você já ouviu falar do exame MAPA de 24h? Esse exame, bastante comum na prática médica, principalmente na Cardiologia, é uma sigla que significa “Medida Ambulatorial da Pressão Arterial” e é utilizada para o diagnóstico e o tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (pressão alta). Vamos falar sobre ele nesse artigo!
A MAPA é um método de aferição (medida) da pressão arterial enquanto você desempenha as suas tarefas do dia-a-dia. Costuma ser feito durante o período de 24h, para incluir a medida da pressão tanto durante o estado de vigília (acordado) como ao dormir. Para isso, usa-se um dispositivo eletrônico na sua cintura, que fica acoplado a um manguito no seu braço não-dominante. Ele é pequeno o bastante para não interferir nas atividades do seu dia, e assim, pode medir de forma mais fidedigna sua pressão arterial.
A MAPA (falamos no gênero feminino porque sua sigla vem da “medição”) oferece várias vantagens aos pacientes. Durante a avaliação de uma possível pressão alta no consultório, tudo o que podemos fazer é realizar algumas medidas adicionais a fim de comprovar esse aumento da pressão. Para isso, é de costume repetir as medidas, numa primeira consulta, em ambos os braços e também usando os membros inferiores, se o médico assim achar necessário. Além dessas medidas, o seu médico pode agendar uma nova consulta para realizar outras aferições.
Isso, contudo, nos deixa com algumas poucas medidas da pressão arterial. O consultório médico é também um ambiente diferente daquele que você costuma frequentar no seu cotidiano. Por isso, a aferição dessas pressões pode não condizer com a pressão arterial que você apresenta no dia-a-dia.
Em algumas pessoas, existe o que chamamos de Hipertensão do Jaleco Branco ou Hipertensão do Avental Branco (HAB): é quando o paciente, por nervosismo, ansiedade ou outro problema, apresenta uma pressão elevada nas consultas médicas, porém essa pressão não é elevada quando ele está fora do consultório. Nesse caso, o exame MAPA é eficaz para realizar essa diferenciação e evitar um tratamento desnecessário com medicamentos anti-hipertensivos, o que pode trazer hipotensão, desmaios e outros efeitos adversos em pessoas com pressão arterial normal.
Além disso, com o uso da MAPA de 24h temos um maior número de medidas da pressão obtida e podemos correlacionar esses valores com as atividades que você desempenha no dia-a-dia. Inclusive, podemos detectar se há pressão alta durante o sono.
Uma outra vantagem da MAPA é que ele permite analisar o quão bem você está respondendo a medicações anti-hipertensivas. Isso pode ser útil para realizar um ajuste mais correto da dose ou dos medicamentos a serem tomados e também pode detectar hipertensão à noite, o que indica que o esquema dos medicamentos deve ser otimizado.
Como a MAPA é uma medida da pressão arterial fora do consultório, que costuma ser um ambiente onde você pode estar mais nervoso e ansioso, os valores de corte para definir hipertensão são um pouco menores. Enquanto que no consultório consideramos hipertensão como uma pressão maior ou igual a 140/90, para a MAPA, os valores de referência estão na tabela a seguir:
[table id=2 /]
É importante utilizar roupas confortáveis durante o dia em que fará o exame. Além disso, você não poderá tomar banho enquanto estiver com o aparelho. Será escolhido um dia padrão do seu cotidiano para o exame ser feito, evitando atividades extraordinárias, que você não costuma fazer no dia-a-dia.
E você, já fez ou irá fazer a MAPA de 24h? Conte sua experiência ou tire suas dúvidas nos comentários!
aida maria da silva disse:
vou fazer este exame pela 1 vez trabalho como domestica no dia do exame vou poder trabalhar normalmente
Alan Niemies disse:
Olá Aida. É importante que você siga sua rotina normal do dia-a-dia porque assim, seu médico poderá saber se você tem pressão alta durante um dia normal de trabalho. Então, não precisa mudar nada da rotina e é até melhor que trabalhe normalmente no dia do exame. 🙂