A Acantose Nigricans é um sintoma comum de algumas doenças e síndromes, e tem como características o que chamamos de hiperpigmentação verrugosa (formação de placas mais escurecidas e grossas) da pele, geralmente com textura aveludada. Tais lesões podem aparecer em vários locais do corpo, especialmente na forma de manchas escuras no pescoço, axilas, virilha e mucosas como os lábios, a área periocular (em torno do olho) e o ânus. Vamos conhecer mais sobre o assunto?
Navegue pelos tópicos do artigo:
Para entender a Acantose Nigricans, vamos comentar primeiramente sobre as causas desse sintoma de pele.
As causas mais comuns desse sintoma na pele são a obesidade e endocrinopatias, que são doenças do sistema endócrino (relacionado à produção de hormônios pelo nosso corpo), especialmente a Diabetes.
Leia também o artigo: Tipos de Insulina
A obesidade e problemas endócrinos como a Diabetes gera o que chamamos de Resistência à Insulina: as células do nosso corpo não conseguem aproveitar a Insulina liberada pelo pâncreas corretamente e, com isso, níveis maiores de Insulina permanecem na circulação sanguínea. Com isso, temos um aumento da produção de uma substância conhecida como IGF (Fator de Crescimento semelhante à Insulina) e Receptores de Insulina (proteínas que se ligam à insulina) na pele.
Com a ligação da insulina na pele e o aumento da produção de IGF, nossa pele recebe uma ordem para começar a produzir mais células, mais queratina e mais melanina, o que acaba gerando o engrossamento e escurecimento da pele em algumas áreas do corpo, sendo o mais comum a mancha escura no pescoço:
Além da Diabetes, outras causas endócrinas dessas manchas escurecidas incluem:
Alguns tipos de câncer também podem, raramente, gerar o aparecimento de Acantose Nigricans maligna. Porém, diferentemente das causas endócrinas (como a Diabetes), a Acantose decorrente de um tumor costuma afetar muito mais as mucosas (como os lábios).
Geralmente, a Acantose por conta de um câncer aparece a partir dos 40 anos, associada à tumores principalmente do Trato Gastrointestinal (como câncer de estômago ou de intestino) e outros Adenocarcinomas.
A Acantose decorrente de tumores acontece porque alguns tipos de células cancerosas aumentam a produção de IGF e Receptores de Insulina (assim como na Acantose causada por Obesidade e Endocrinopatias), além de TGF-alfa, que também causa escurecimento e aumento da espessura da pele.
Nesse caso, as manchas escuras características da Acantose costumam desaparecer com o tratamento do tumor relacionado a ela.
A Acantose pode ainda ser gerada por causas diferentes da obesidade, problemas endócrinos e tumores. Alguns medicamentos que aumentam os níveis de Insulina podem causar Acantose, tais como a própria Insulina injetada, glicocorticóides, niacina, anticoncepcionais orais e inibidores de protease. Pode ser causada ainda por fatores hereditários e, em outros casos, a causa é desconhecida.
É importante notar ainda que as lesões causadas pela Acantose são parecidas com outra infinidade de lesões dermatológicas. Por isso, apenas um médico capacitado terá condições de fazer esse diagnóstico diferencial, se você tiver essas lesões.
O diagnóstico da Acantose Nigricans é baseado nos achados clínicos das placas hiperpigmentadas características dessa alteração, geralmente encontradas em regiões como pescoço (manchas escurecidas de pescoço), áreas flexoras e superfície intertriginosa (em dobras de pele, como embaixo dos seios), em pacientes com fatores de risco para a Acantose, como a obesidade, Diabetes e outras alterações que levam à Resistência à Insulina, ou malignidades.
Se o diagnóstico clínico ainda for incerto, é possível confirmá-lo através de biópsia e análise histopatológica.
Em alguns casos, a Acantose pode se parecer com algumas outras doenças de pele que requerem diagnóstico diferencial, tais como:
Na suspeita de Acantose Nigricans, alguns outros exames laboratoriais podem auxiliar na avaliação e tratamento de doenças que podem estar causando essa alteração. Um exame laboratorial adequado para essa situação pode incluir:
A Acantose Nigricans é um sintoma muito importante. Se você acha que sua pele engrossou e escureceu em alguma área, vale a pena procurar um médico, especialmente se você tem mais de 40 anos. Pacientes com Acantose devem ser investigados quanto à causa desse sintoma e fazer exames para a procura de Diabetes ou algum tipo de câncer. Não deixe seu médico para depois!
A principal e mais eficiente forma de tratar a Acantose Nigricans e suas manchas é através do tratamento da causa base:
Alguns tratamentos tópicos podem auxiliar nesse tratamento. Neste caso, são utilizados cremes conhecidos como ceratolíticos. Alguns exemplos de fórmulas incluem:
É importante notar que esse tratamento é feito durante meses para trazer algum resultado.
Outra opção inclui o peeling usando Ácido Tricloroacético (ATA). Neste caso, o tratamento pode ser realizado com aproximadamente 4 aplicações por semana por 1 mês para se obter algum resultado.
Luciano Simao do Nascimento Junior disse:
olá,tenho 15 anos,estou acima do peso e percebi que tenho essa doença,apesar de estar acima do peso não sou sedentário fasso muito exercício,essa doença pode ser ocasionada pela diabetes ou pode ser outra coisa?
Alan Niemies disse:
Olá, Luciano. A Acantose não é nem considerada uma doença em si, mas é um sintoma muito característico dos portadores de Diabetes. Ela acontece muito nessa doença. Com o melhor controle do seu peso e da sua glicemia, mantendo uma dieta e uso de insulina adequados, com certeza seu problema diminuirá. Obrigado pelo comentário e boa sorte no seu tratamento, mantenha sua Diabetes em dia pois vale muito a pena! 🙂
Milton Gomes disse:
Parabéns a vc Alan, se todos tivessem iniciativa como vc de informar o que sabe sobre saúde, nosso Brasil seria melhor.
Continue assim sempre vc será um grande pesquisador e salvará muitas vidas.
Que DEUS abençoe sua mente e suas mãos.
Abraço MILTON GOMES
Biólogo MT-HEMOCENTRO
cidinha santos disse:
minha filha tem 34 anos e esta obesa ,apareceu uma mancha escura na axila esquerda . em 2013 ela tomou mas foi poucas doses de isulina que disseram que emagrecia mas nada aconteceu se comprava facil na farmacia sem receita , sera por isto que apareceu amancha ? estou preocupada ,tem cura ?
Alan Niemies disse:
Olá Cidinha. É importantíssimo que sua filha ou você só utilizem uma medicação como a Insulina com acompanhamento médico! A Insulina é um hormônio e tem diversas ações no corpo. Tomar sem indicação médica pode causar inclusive risco de vida. Além disso, ela não é usada em tratamento médico para redução de peso, para isso existem outras várias alternativas. Recomendo que sua filha procure um médico, de preferência Endocrinologita, para abordar melhor os problemas do peso e das manchas. 🙂
Brendo Cauã disse:
Olá, tenho 15, peso 56kg um peso normal pra minha idade, e tenho essa doença, não tenho problemas com exercicio fisico, aou um garoto ativo em relação ao exércicio, essa doença esta afetada ao meu pescoço e ao meu peito e eu tenho muita vergonha dessas manchas, quero saber se tem cura ou algjm remedio caseiro que possa me ajudar a clarear minha pele.
Alan Niemies disse:
Olá Brendo, como vai?
Olha, na realidade nós abordamos a Acantose principalmente como um sintoma e não uma doença em si. Se você tem o peso normal e pratica atividades físicas, é importante diferenciar as manchas que você cita de outros problemas dermatológicos. Recomendo que você procure um dermatologista para melhor abordá-las. 🙂
rayanne disse:
oi tem tratamento, pelo menos para as manchas desaparecerem???
Alan Niemies disse:
Olá rayanne, como vai? Primeiro de tudo é importante diagnosticar as manchas como realmente Acantose. Para isso, recomendo que você consulte um Endocrinologista (para avaliar o seu peso e outros fatores que possam causar a Acantose) e/ou um Dermatologista (que pode diferenciar suas manchas e descobrir se elas são realmente Acantose).
Espero ter ajudado e boa sorte! 🙂
Nice disse:
Boa noite, essas manchas podem estar relacionada ao Lupus cutâneo??
Grata
Nice
Alan Niemies disse:
Nice, as lesões causadas pelo lúpus cutâneo costumam ter um padrão diferente. As lesões da acantose geralmente são hipercrômicas (mais escuras que a pele), sem presença de vermelhidão e sem relevo. Veja aqui algumas imagens de lúpus cutâneo que podem te ajudar a diferenciar os dois tipos de lesões: http://www.dermnetnz.org/immune/cutaneous-lupus.html
De qualquer forma, é sempre importante a avaliação de um médico capacitado para detectar exatamente qual a lesão de pele envolvida e quais diagnósticos podem estar envolvidos. Obrigado pelo comentário!
Júlia disse:
Tenho este problema. Estou acima do peso, tenho hipotireoidismo. Iniciei a dieta e a prática de exercícios físicos. Quero saber se tenho chances de conseguir limpar essas manchas horríveis. ? Tem cura ? Há remédios ou tratamentos para isso ?
Alan Niemies disse:
Olá Júlia. A tendência é que as lesões da Acantose que envolvem o excesso de peso como causa comecem a regredir com a perda de peso, mas não é possível dizer qual será o tamanho dessa remissão. Não há tratamento específico para a Acantose que seja mais eficaz do que a perda de peso, mas existem fórmulas tópicas (cremes e pomadas) que podem auxiliar no clareamento da sua pele. Assim, pode ser interessante a consulta com um dermatologista que possa melhor te avaliar.
Obrigado pelo comentário!
terezinha batista disse:
Ola me chamo terezinha estou tentando descobrir o que eu tenho e mesmo acantose nigricans ora a dermato diz que sim ora e resistencia insulinica, ja fiz varios exames e nada acusou inclusive a curva glicemica, ate biopsia eu fiz acusou epitiligo simples e meu pescoso e virilha e nas juntas nao param de escurecer por favor me ajude pois parece que a dermato esta mais perdida do que eu. Que medico devo procurar, pois ate na indroc ja passei e nada ela alega que seja acantose nigricans e me devolveu pra dermato. Socorro me ajude e indicando um profissional meus exames estao otimos nada esta a mais ou a desejar neles obrigado
Alan Niemies disse:
Olá Terezinha. A Acantose Nigricans é uma consequência da Resistência Insulínica, então as duas andam normalmente juntas. Você está acima do peso? Normalmente essa é a causa mais comum da Acantose e as lesões tendem a melhorar de aparência com a redução do peso. Porém, com essa biópsia, é possível que você precise receber tratamento específico para sua condição médica e ela pode não estar associada à resistência insulínica, excesso de peso ou Diabetes. Se não estiver satisfeita com a sua avaliação médica, é sempre útil uma segunda opinião de outro médico da sua região.
De qualquer forma, espero ter te ajudado e boa sorte! 🙂
mariana disse:
ola tenho 16 anos peso 63kg sou alta faço exercício e tenho manchas escuras e aveludada no pescoço na frente é atrás e entre os seios e as manchas agora estão indo para ao arredo dos meus lábios é estou sentindo muitos enjoo e queimaçoes no estômago ,pode ser acantose?
Alan Niemies disse:
Olá Mariana. A Acantose é um sintoma de obesidade e de outras doenças e é, por si só, uma lesão benigna da pele. Ela não costuma vir associada a outros sintomas e não afeta mucosas (como os lábios). Seus sintomas são indicativos de alguma outra condição médica que deve ser explorada. Por isso, é importante que você procure um médico que possa te avaliar, ok? Obrigado pelo comentário e boa sorte!
Alan Niemies disse:
Olá, Zadsom. Fique à vontade para compartilhar conosco seus achados! Obrigado pelo comentário.
vanessa disse:
Tenho 27 anos e estou com sobre peso ( 10kg acima) e tenho essas manchas entre os seios e nas axilas, só tem esse sintomas quem está diabético?
Alan Niemies disse:
Olá Vanessa. A Acantose Nigricans é praticamente específica em pacientes diabéticos ou acima do peso por muito tempo. Porém, como dito no artigo, ela pode se confundir com uma infinidade de outras lesões de pele e, portanto, é importante que um médico capacitado possa te avaliar e excluir outras causas dessas manchas antes que você considere-as como Acantose. 🙂
Espero ter lhe ajudado e tenha um bom dia!
Izabella disse:
Boa noite!!!!! Eu tenho várias manchas e está incomodando muito…. Qual médico devo procurar??????
Alan Niemies disse:
Olá Izabella. Você pode procurar um clínico geral, que irá melhor avaliar se o seu caso deve ser melhor avaliado por um dermatologista ou um endocrinologista. 🙂
Espero ter ajudado e boa sorte!
Regina disse:
Eu tenho desde de criança,mas só agora veio piorar cada vez mais. Diga se de passagem é muito constrangedor,sofro muito pois tenho a pele clara e as manchas atrás do pescoço estão ficando cada vez mais escura!!! 🙁
Leonardo disse:
Como você conseguiu se livrar das manchas? me ajude.
Luana Freitas disse:
Eu já fiz exames de diabete ano passado deu tudo baixo e eum tenho essaseu mancha escura e aveludado o que pode ser ?
Alan Niemies disse:
Olá Luana. A mancha da Acantose pode ser devido a outra condição médica envolvendo sua pele. Cosnulte um dermatologista que poderá melhor avaliá-la quanto a isso. 🙂
J.E disse:
Tenho SOP, ja faço tratamento para a sindrome, se eu fizer para acantose, as manchas desaparece?
Alan Niemies disse:
Olá, J.E. Geralmente o tratamento da causa de base (no seu caso a SOP) já ajuda a resolver a Acantose. Atualizamos o artigo recentemente com opções de tratamento tópico também. Espero ajudar e obrigado pelo comentário.
Juliana disse:
Tenho 32 anos é estou com suspeita de acantose estou acima do peso e minha médica achou estranho ter esse tipo de lesão me disse que é comum só em obesos que ainda não é meu caso,ela pediu exame de diabete,ultrassom rins vias urinárias,intestino e mamas,exame de hemograma para tiróide e hormônios, queria saber se são estes os exames padrão para investigação ??
Alan Niemies disse:
Olá, Juliana. Sim, esses exames fazem parte da investigação da possível causa de Acantose. Atualizamos o artigo com sugestões de exames nesses casos.
Lara Heloísa disse:
depois que engravidei um pouco depois do parto começou aparecer essas manchas no pescoço e axilas virilha. engordei 20 kg , e durante a gravidez a medica pediu pra ter atenção na glicose que estava 110, tenho aparelho em casa e fiz durante uma semana em jejum e o valor era de 70 a 80, mesmo com esses valores posso esta com diabetes tipo 2. endócrino na minha cidade na rede publica é piada estou um desorientada. Mais essas informações forma esclarecedoras … obg!
janaina disse:
Doutor tenho 25 anos e sou obesa. Tenho essas manchas no pescoço, axilas e verilhas. Qual tratamento devo usas para acaba-las. Ou não tem tratamento?
Alan Niemies disse:
Olá, Janaina. Atualizamos recentemente o artigo com essas opções de tratamento. Espero que possa ajudá-la e obrigado pelo comentário.
Ingrid disse:
Olá tudo bem? Me chamo Vitória Ingrid, tenho 17 anos e tenho as manchas na dobra da pele e a lingua com essa espessura, me sinto muito mal, principalmente no calor, teria algum tratamento para tirar ou amenizar esses pretos? ( Tinha Cisto no Ovário ).
Alan Niemies disse:
Olá, Ingrid. Nós atualizamos o artigo recentemente com as opções de tratamento. Sugiro que leia novamente e espero ter ajudado.
Janaina carvalho disse:
Ola tenho uma filha de 11 anos e ela esta com 68kg ela possui essas manchas no pescoco e axilas. Sera que isso ocorre por causa do excesso de peso? Como devo proceder?
Alan Niemies disse:
Olá, Janaina. Uma das principais causas de Acantose é o excesso de peso. Nesse caso, é importantíssimo colocá-la em um ritmo de atividades físicas regulares e organizar a sua dieta para que ela possa reduzir o peso. Isso é fundamental no tratamento da Acantose e, como pode ver por vários comentários, muitas vezes o processo pode tornar-se irreversível. Por isso, é importante agir o quanto antes.
CAmila disse:
Olá! Boa noite.
Tenho 22 anos e o meu pescoço esta bem escuro, todos os dias eu esfrego com a bucha e não sai, estou com medo de ser uma doença grave. já fiz exame de diabetes e deu baixo, já não sei mas o que fazer . É constrangedor não poder prender o cabelo.
O que deve fazer.
Alan Niemies disse:
Olá, Camila. O ideal é procurar um clínico geral ou dermatologista, que poderá melhor avaliar essa lesão e saber se é realmente Acantose ou outra lesão de pele que mereça ser investigada. Espero que tenha lhe ajudado e boa sorte em busca do seu diagnóstico!
Alex Pereira disse:
Olá boa tarde!!
Sou enfermeiro, gosto muito de atualizar meus conhecimentos, li o seu artigo e, egostei muito, parabéns!!!
camila disse:
Oi , meu nome é camila , entâo tenho essas manchas no pescoço e nas axilas , sim tenho Acantose sem duvidas e sou obesa tenho 100 kg e tenho 18 e estou muito arrasada , minha pergunta é tem cura pra isso?
Alan Niemies disse:
Olá, Camila. Na maior parte dos casos há a remissão da Acantose com a perda de peso e retorno aos valores normais. Para isso é necessário uma reeducação alimentar completa e prática de atividades físicas, além de auxílio multidisciplinar do seu médico, nutricionista e/ou psicólogo. Tratamentos tópicos também podem ajudar e atualizamos o artigo recentemente com essas opções.
Vanessa disse:
Boa tarde! Tenho essas manchas, no pescoço, axilas e virilha, desde a infância. Fui obesa a minha infância inteira, adolescência e na fase adulta, perdi 20 kg, mas continuo com sobrepeso (10 kg). Recentemente, fui ao dermatologista e o mesmo falou que não tem tratamento. Essa informação procede? Se existir algum tratamento, qual deles é o mais indicado? O laser seria uma boa opção?
Deixando claro, que já fiz exames hormonais e os mesmos estão absolutamente normais. Preciso de ajuda, pois me incomodam bastante, tenho muita vergonha de me expor por conta dessas manchas
Alan Niemies disse:
Olá, Vanessa. Existem, sim, algumas coisas que você pode tentar para melhorar a aparência das placas.
Inicialmente, é importante salientar que o tratamento mais eficaz ainda é a redução do peso e a prática de atividade física regular. Se você colocar isso em um bom ritmo na sua vida, por mais que as placas não desapareçam, elas tendem a melhorar bastante seu aspecto. Então, pisa fundo! Isso melhora não só a Acantose como outros vários aspectos da sua vida.
Alguns medicamentos aumentam a insulina no sangue. Assim, é importante retirá-los ou encontrar uma alternativa a eles. Exemplos incluem: anticoncepcionais orais, corticoides, estrogênio, aripiprazol.
Também temos algumas oportunidades de medicamentos de uso tópico. Porém, nenhum deles apresenta evidências muito fortes de que funcionam. De qualquer forma, pode ser útil tentar alguma terapia com eles. Os mais estudados são a Tretinoína tópica, o peeling químico com Ácido Tricloroacético (ATA) e o Calcipotriol tópico.
Se tentar algumas dessas opções, volte para nos contar como foi. De qualquer forma, é importante acompanhar esse tipo de tratamento com um bom médico, de preferência um dermatologista.
Espero ter lhe ajudado e boa sorte, Vanessa!
Júnior Monteiro disse:
Tratamentos à base de hidroquinona ajudam a combater a Acantose Nigricans?
Alan Niemies disse:
Olá, Júnior. Ajudam, sim. Atualizamos o artigo com opções de tratamento à base de cremes, incluindo a Hidroquinona.
Renata Dalmoro disse:
Olá dr. Tira minha dúvida por favor…estou acima do peso faz 8 anos…vi que tenho essas manchas no pescoço e virilha..minha dúvida é a seguinte..posso ter essas manchas na pele em função só da obesidade por causa das dobras…ou é quase certo que pode ser diabetes? Abraço e obrigada
Alan Niemies disse:
Olá, Renata. A Obesidade está muito relacionada à Diabetes. Ambas levam à Resistência à Insulina, como comentei nesse artigo. Somente a obesidade por si só, portanto, pode levar à Acantose. Não necessariamente você tem Diabetes, mas é importante investigá-la.
Lia medeiros disse:
Ola tenho14 anos estou muito acima do peso tenho o meu pescoço todo preto a dois anos e senpre procurei respostas para isso e tenho diabetes sera q tenho acantose?
Alan Niemies disse:
Olá, Lia. A obesidade e a Diabetes estão sim relacionadas à Acantose e esse provavelmente é o seu caso. É importante tratar essas duas causas-base para que seja possível resolver a Acantose. Tratamentos tópicos à base de creme ou peeling também podem ajudar.
Maria Fernanda Bastos Meneses disse:
Eu tenho acantose, devido a SOP.
daiane disse:
oi, parar de comer doce ajudas as manchas sumirem ou diminuir as escuras
Alan Niemies disse:
Olá, Daiane. Só parar de comer doce não costuma ser suficiente. Se a Acantose estiver relacionada à Diabetes e Obesidade, é preciso uma redução do peso para níveis normais para tentar resolver o quadro. Isso inclui não só a retirada de alguns itens da alimentação, mas sim uma reeducação alimentar completa com a prática de atividades físicas. Alguns tratamentos tópicos também podem ajudar.
Maria disse:
Boa noite Dr. Essas manchas escura no pescoço pode clarear???????
Alan Niemies disse:
Olá, Maria. Atualizamos o artigo recentemente, abordando dessa vez as opções de tratamento para clarear as manchas escuras no pescoço. Sugiro que dê mais uma lida para ver as novidades. 🙂
Paulo disse:
Olá, pessoal! Tenho a acantose nigricans. No meu caso apareceram manchas no cotovelo (na parte de trás e na parte da frente) e no pescoço e o problema foi o sobrepeso desde de criança. A pomada com Tretinoína resolveu o meu problema. Deve-se utilizá-la com o protetor solar, pois a pele fica bem frágil. Além disso, deve-se combinar com exercícios físicos constantes, foi o que fiz. Se paro de me exercitar e começo a engordar as manchas vão reaparecendo aos poucos, então se cuidem!
Alan Niemies disse:
Olá, Paulo. Muito obrigado pela sua sugestão. Nós atualizamos o artigo recentemente abordando as opções de tratamento. Obrigado por compartilhar!
Luana disse:
Eu tenho uma dúvida,
Porque a Acantose nigricans acomete mais nas dobras e não na superfície da pele como um todo. Por exemplo, ela pode aparecer nas axilas, mas porque não aparece no braço e sim sempre nas dobras?
Alan Niemies disse:
Olá, Luana. Essa é uma característica própria da Acantose. O acometimento de dobras de pele normalmente ocorre porque essas regiões são mais suscetíveis ao atrito.
Adriana disse:
Minha irmã fez duas biópsias e deu positivo acantose nigricans, essa afirmação pode ser câncer?
Alan Niemies disse:
Olá, Adriana. A associação de acantose com malignidades como câncer de estômago ou de intestino é rara. Mais comumente, o problema acontece por conta de alterações como Diabetes, excesso de peso e Ovários Policísticos. Somente sob suspeita de uma malignidade como na presença de outros sintomas (emagrecimento, dor de estômago, sangramento nas fezes ou constipação, entre outros) é que essa pesquisa deve ser realizada.
valter disse:
Achei muito esclarecedor o seu comentário!!! E também tenho isso, você indicaria algum dermatologista aqui no Rio de janeiro? Grato desde já
Alan Niemies disse:
Olá, Valter. Fico muito feliz que tenha gostado. 🙂 Como sou de Curitiba, não posso te indicar um dermatologista do RJ, desculpe.
Elma cavalcante disse:
Eu tenho essa mancha e tenho cisto no ovário eu tomando o remedio certo essas manchas ira sumir? Pq minha mãe tinha no pescoço mais a causa dela era a diabetes, hoje ela nao tem mais a macha. E muito constrangedora a macha tenho muita vergonha. A minha causa e dos cisto no ovario
Alan Niemies disse:
Olá, Elma. Acabei de atualizar esse artigo com algumas informações adicionais sobre o tratamento da Acantose, sugiro que dê uma nova lida no artigo. Alguns tratamentos tópicos ou por peeling podem ser tentados. Espero poder ajudar a resolver suas dúvidas com essa atualização. 🙂