Glicemia de Jejum Alterada: o que é? É possível reverter?

author-avatar

Alguns pacientes que são submetidos a exames laboratoriais de rotina são diagnosticados com um estado chamado de Glicemia de Jejum Alterada. Se, através dos exames de laboratório, seu médico ou sua médica detectaram esse tipo de alteração, você precisa estar atento com a sua saúde! Neste artigo, conheça o que é a Glicemia de Jejum Alterada, quais as implicações para a sua saúde e que medidas você pode tomar frente a essa condição médica.

Glicemia de Jejum Alterada

O que é a Glicemia de Jejum Alterada?

“Glicemia” é o nome dado à medida dos níveis sanguíneos de Glicose (ou “açúcar”), a mais importante fonte de energia celular que temos à disposição na natureza.

A Glicemia de Jejum, por sua vez, é um dos exames de sangue laboratoriais mais solicitados no consultório médico, devido a sua importância em avaliar o metabolismo energético do corpo e como exame de rastreamento para Diabetes.

Já a Glicemia de Jejum Alterada é, juntamente com a chamada Intolerância à Glicose, um dos tipos de Pré-Diabetes existentes, em que os níveis de glicose de uma pessoa estão acima do normal, porém não em um nível suficiente para ser realizado o diagnóstico de Diabetes.

De acordo com a ADA (American Diabetes Association ou Associação Americana de Diabetes):

A Glicemia de Jejum Alterada é definida como uma glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL

Geralmente, indivíduos submetidos a um exame de Glicemia de Jejum que apresentem essa alteração, são submetidos a outros exames com o Teste Oral de Tolerância à Glicose. Este exame é capaz de detectar a Intolerância à Glicose, um tipo de Pré-Diabetes considerado um pouco mais avançado (por aumentar as chances de progressão para Diabetes Tipo 2 num futuro próximo) e que pode estar ou não presente em pessoas com uma Glicemia de Jejum Alterada.

eBook "7 passos para entender a Diabetes Tipo 2"

Quais são os sintomas?

A Glicemia de Jejum Alterada é apenas uma alteração laboratorial e por si só não traz sintomas, exceto quando progride para a Diabetes. Neste caso, os sintomas de Diabetes incluem, dentre outros:

  • Aumento da frequência e volume de urina (poliúria);
  • Aumento da sede (polidipsia);
  • Aumento da fome (polifagia);
  • Perda de peso inexplicada;
  • Fraqueza e fadiga;
  • Infecções de repetição (de garganta, urinária ou outras);
  • Demora para cicatrização de feridas ou machucados;
  • Visão borrada.

Sintomas da Diabetes

Quais são os riscos?

Dentro de 10 anos, 50{2bcd453d7311fcd5d3fd79b4f06f2b23457405190b55b88de47449b7ddf1e563} (metade) das pessoas diagnosticadas com Glicemia de Jejum Alterada irão progredir para o Diabetes. Na maior parte dessa população, se nada for feito para tratar a condição de Pré-Diabetes, o quadro irá progredir para a Diabetes Tipo 2 dentro de apenas 3 anos.

Além dos riscos de desenvolver a Diabetes propriamente dita, já se sabe que portadores de Pré-Diabetes têm um risco aumentado de mortalidade e que ela está associada com uma série de outros problemas de saúde como Obesidade, Hipertensão e aumento dos níveis de Colesterol e Triglicerídeos.

Ela pode ser tratada?

Com certeza! A Glicemia de Jejum Alterada, por ser um estado de Pré-Diabetes, pode inclusive ser revertida para um estado normal de saúde. Quando a Pré-Diabetes progride para Diabetes, porém, a “cura” não pode mais ser atingida e sim apenas a reversão, ou seja, o controle adequado da doença, prevenindo as complicações da Diabetes.

O tratamento da Pré-Diabetes é realizado inicialmente com as chamadas Mudanças de Hábitos de Vida (atividades físicas e dieta adequadas). As mudanças de hábitos são tentadas por 3 meses e novos exames são realizados após esse período. Se não foi possível obter o controle adequado do quadro ou ele estiver progredindo, o seu médico ou médica pode entrar com medicamentos antidiabéticos orais como a Metformina (Glifage®) para controle do quadro.

Deseja saber mais sobre Diabetes Tipo 2?

Leia meu livro eletrônico criado especialmente para você que é portador de pré-Diabetes ou Diabetes Tipo 2:

Baixe o eBook "7 passos para entender a Diabetes Tipo 2" gratuitamente

Comentários em Glicemia de Jejum Alterada: o que é? É possível reverter?

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *