Teste de Tolerância à Glicose (Exame de Curva Glicêmica)

author-avatar

Para complementar o seu conhecimento sobre a Diabetes e o seu diagnóstico, vamos nesse artigo falar com mais detalhes sobre um dos principais exames utilizados para avaliar a presença dessa importante doença que causa problemas de saúde e morte no mundo inteiro: o Teste de Tolerância à Glicose, também conhecido como Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG), exame da garapa, Curva Glicêmica, Teste de Sobrecarga à Glicose, Sobrecarga Glicêmica, TTGO ou ainda Prova de Tolerância à Glicose Oral (PTGO).

Quer aprender mais sobre esse importante teste na prática médica? Vem comigo!

Navegue pelos tópicos do artigo:

  1. O que é o Teste de Tolerância à Glicose?
  2. Por que ele é solicitado?
  3. Exame de Curva Glicêmica: preparo
  4. Valores de Referência
  5. Teste de Tolerância à Glicose em Gestantes
  6. Referências
Teste de Tolerância à Glicose
Neste teste, você irá ingerir uma quantidade de Glicose e serão coletadas amostras sanguíneas em jejum e após a ingesta.

O que é o Teste de Tolerância à Glicose?

O Teste de Tolerância à Glicose é um exame médico no qual uma carga de glicose é dada a você e, após um determinado tempo, é colhida uma amostra de sangue para avaliar a sua Glicemia (taxa de “açúcar” no sangue).

Na maior parte dos casos, é realizado o que chamamos de Teste Oral de Tolerância à Glicose, ou seja, essa carga de glicose ofertada a você será feita por via oral, através de uma bebida adocicada, que chamamos de glicose anidra.

Por que ele é solicitado?

A principal indicação para o Teste de Tolerância à Glicose é o diagnóstico ou confirmação de Diabetes Mellitus.

Existe uma série de outras situações onde esse teste também pode ser de grande auxílio, como por exemplo:

  • Na detecção de Resistência à Insulina (um problema relacionado com a Diabetes Tipo 2);
  • Situações de Hipoglicemia Reativa, quando há sintomas de Hipoglicemia em torno de 4 horas após uma refeição muito rica em carboidratos;
  • No diagnóstico de Acromegalia, situação em que há excesso da produção de Hormônio do Crescimento – GH, geralmente por tumores benignos da glândula Hipófise.
  • Em situações raras de alteração do metabolismo dos Carboidratos.

A principal indicação do exame TOTG ou PTGO é para o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2.

Exame de Curva Glicêmica: preparo

Esse é um teste um pouco mais complicado de ser feito, quando comparado à glicemia capilar ou glicemia de jejum. Podemos dividir esse exame em duas etapas:

1. O preparo

Apesar de, no exame, ser avaliada a glicose (“açúcar”) no sangue, não é necessário evitar carboidratos durante as semanas anteriores ao exame. Você pode seguir a sua dieta normalmente nesse período de tempo.

O exame também não deve ser feito durante uma fase em que você esteja doente. Nesses momentos, é comum que exista um aumento da glicose no sangue, por uma série de motivos. Isso acontece porque o seu corpo, quando doente (por uma infecção, por exemplo), busca mecanismos para aumentar a oferta de energia às células, para que elas possam combater o problema. Isso leva ao aumento temporário da glicemia, enquanto a doença durar.

Jejum para Teste de Tolerância à Glicose: você deve jejuar por 8 a 12 horas antes desse teste.

2. O procedimento

Chegando no local onde será realizado o teste (geralmente pela manhã), esses são os passos pelos quais você passará para realizar o exame:

  1. Primeiro, uma amostra sanguínea é coletada, ainda em jejum.
  2. Em seguida, você receberá uma solução com glicose a ser ingerida dentro de 5 minutos. Geralmente, essa solução contém 75 gramas de glicose.
  3. No teste padrão, será coletada uma nova amostra sanguínea após 2 horas.

Existem ainda variações desse teste. Em alguns casos, o seu médico pode solicitar a dosagem de Insulina e/ou uma amostra de urina (para detectar “açúcar” na urina), juntamente com a dosagem da Glicemia.

Dependendo do protocolo a ser utilizado pelo médico, alguns laboratórios poderão coletar amostras de sangue por até 6 horas. Porém, isso é muito menos comum na prática. Outros protocolos também preconizam o uso de 50 ou 100 gramas de glicose, ao invés das 75 gramas. São, também, menos comuns na prática.

Além disso, a quantidade de glicose a ser ingerida deverá ser ajustada para crianças e também em adultos pesando menos de 42,6 kg.

Valores de Referência

Abaixo, você encontra os valores de referência do Teste de Tolerância à Glicose, quando utilizado para o diagnóstico de Diabetes em adultos*:

[table id=12 /]

* Esse valor utiliza como referência os dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como você pôde perceber, esse exame também diagnostica uma fase intermediária entre a glicemia normal e a Diabetes, chamada de Tolerância à Glicose Diminuída. Esta é considerada, juntamente com a Glicemia de Jejum Alterada, um estado Pré-Diabetes.

Teste de Tolerância à Glicose em Gestantes

Para diagnóstico de Diabetes Gestacional, o Teste de Tolerância (conhecido popularmente por “exame da garapa”) quando utilizado o teste com 75 gramas de Glicose, são colhidas amostras sanguíneas durante o jejum, 1 hora e 2 horas após a ingesta da sobrecarga. Nesse caso, os valores de referência são os seguintes*:

[table id=13 /]

* Valores de referência segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes, da American Diabetes Association e da IADPSG (International Association of the Diabetes and Pregnancy Study Groups ou, em português, Associação Internacional dos Grupos de Estudo de Diabetes e Gestação).

A confirmação do diagnóstico de Diabetes Gestacional é feita quando dois desses três valores estão alterados.

Este foi o nosso artigo sobre os detalhes envolvidos no Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG). Espero que, com ele, você possa ter retirado suas dúvidas e aprendido um pouco mais sobre a Diabetes e o seu diagnóstico!

Deseja saber mais sobre Diabetes Tipo 2?

Estou disponível através do MedSimples para realizar uma teleconsulta e avaliar melhor o seu caso. Se você tiver interesse, basta entrar em contato! Espero ter lhe ajudado com este artigo e obrigado pela leitura!

Referências:

  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2015-2016, 2016. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/sbdonline/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf
  2. World Health Organization. “Definition and diagnosis of diabetes mellitus and intermediate hyperglycaemia: report of a WH.” (2006).
  3. Fauci, Anthony S. Harrison’s principles of internal medicine. 19ª edição. Vols. 1+2. McGraw-Hill Education, Medical Publishing Division (2015).
  4. DynaMed [Internet]. Ipswich (MA): EBSCO Information Services. 1995 – . Record No. 113993, Diabetes mellitus type 2 in adults; [atualizado em 27 de Outubro de 2016, acessado em 17/11/2016]. Disponível em http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=dnh&AN=113993&site=dynamed-live&scope=site. Cadastro e login necessários.
  5. DynaMed [Internet]. Ipswich (MA): EBSCO Information Services. 1995 – . Record No. 116237, Gestational diabetes mellitus (GDM); [atualizado em 27 de Outubro de 2016, acessado em 17/11/2016]. Disponível em http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=dnh&AN=116237&site=dynamed-live&scope=site. Cadastro e login necessários.

Comentários em Teste de Tolerância à Glicose (Exame de Curva Glicêmica)

  • cleusa tabosa disse:

    bom dia ! tenho uma duvida? fiz o teste de glicemia normal e resultado foi de 82mg/dl, depois tomei a solução com glicose e resultado foi de 76mg/dl. Pelo que a endocrinologista me disse tenho que diminuir o açúcar pois meu organismo libera muito insulina para quebra do açúcar e corro o risco de ficar com deficiência de insulina e ter diabetes.

    fui na endocrinologista levar minha filha e ela disse que isto esta errado o que vc me diz ???

    • Carol Barros disse:

      Tive a mesma coisa.
      Basal: 67.
      60 min: 66
      120 min: 90.
      A medica falou algo sobre hipoglicemia de rebote. Eu passei mal minhas duas gestacoes inteiras com isso. Passava um mal absurdo tempo depois de comer… Ainda tenho alguns episodios. Nao sei bem o que fazer.

  • Filipe disse:

    Olá, boa tarde!
    Em relação ao critério de detecção de Tolerância à Glicose em Gestantes, minha esposa está com 30sem e deu alteração no teste de 120min (170mg/dL), os outros deram ok (basal – 84mg e 1h – 164mg).
    Gostaria de saber o quão preocupante é isso, pois alguns sites dizem que se apenas 1 dos itens derem alterado, o diagnóstico é para diabetes…

    Obrigado!

  • elilane disse:

    Estou no 8°mes de gestaçao é importante eu fazer esse exame agora? o TOG na gestaòao é feito para saber sò sobre o problema de diabete da mae, e nao a do bebe, sim?
    Obrigada.

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Elilane. Esse exame é praticado apenas entre 24 a 28 semanas de gestação ou caso uma glicemia de jejum no início da gestação esteja alterada. No 8º mês não será necessário realizá-lo. E sim, ele detecta a Diabetes na mãe e não na criança. Espero ter ajudado. 🙂

  • Silvânia disse:

    Olá! Bom dia, fiz o exame 2vezes nesta gestação estou com 33 semanas e os valores do exame estão bem inferiores.
    Basal: 72
    60 minutos: 99
    120 minutos: 97
    Vc pode me ajudar?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Viviane. O exame de curva glicêmica tem mais de um valor, pois sua glicemia é dosada em jejum, 1h e 2h após a ingesta da carga de glicose. Um valor de 50, em jejum, significaria ausência de Diabetes, mas os outros valores são necessários pra se ter uma avaliação completa.

  • Cris disse:

    Olá! Boa tarde!! Informações muito claras, ótimas referências! Eu fiquei com uma dúvida sobre o meu caso: sou gestante de 6 meses e meio (26 semanas) e o resultado do meu exame em jejum foi de 80mg/dl, no entanto, duas horas após a ingestão das 75g de glicose, ela estava em 248mg/dl. Estes resultados podem ser considerados como diabetes gestacional?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Cris. Sim, se o valor de qualquer uma das medidas ultrapassar os limites de referência, você se enquadra no diagnóstico. Agora, é importante acompanhar certinho com seu(ua) GO para cuidar de tudo.

  • ismael simao da silva disse:

    Bom dia Dr: Alan Niemies. fiz o exame de glicose em jejum e glicose pós prandial.
    o de glicose em jejum de 112.
    o pos prandial. de 128.
    por que o de jejum deu acima do normal e o pós prandial de dentro da normalidade.
    é normal na sua leitura.
    li que quando agente exagera na atividade física no dia anterior ao exame o de glicose em jejum pode dar alterado, no dia anterior ao exame fiz duas horas de atividades físicas uma hora de jump e uma hora de caminhada. procede essa imformação.

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Ismael. A glicose de jejum alterada pode indicar um estado de pré-Diabetes classificado como “glicemia de jejum alterada”. É importante repetir esse resultado após um dia com 8 horas de jejum para confirmação diagnóstica. Se isso for confirmado, é importante tomar algumas medidas de cuidado para evitar a progressão para pré-Diabetes, como uma alimentação adequada e prática de atividades físicas (que você já está fazendo muito bem!). Em breve vou publicar um livro gratuito sobre o assunto onde você pode aprender mais sobre isso. Espero ter lhe ajudado e obrigado pelo comentário!

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Cleine. Sim, com esses resultados você entra na faixa do que conhecemos como pré-Diabetes, ou seja, tem um risco elevado de desenvolver a Diabetes nos próximos meses a anos. É importante tomar todos os cuidados necessários agora, fase em que ainda é possível reverter o quadro para um estado de glicemia normal. Eu desenvolvi recentemente um artigo especialmente sobre assunto que poderá te ajudar. Você encontra ele aqui: https://medsimples.com/intolerancia-a-glicose/

  • Carlos A. Gonçalves disse:

    Fiz analise para tolerancia á glicose , em jejum deu 89, após ingestão de 75g de açucar, o resultado foi de 146. Agradeço analise ao resultado.
    Com cumprimentos sou com consideração.

  • Laura Dantas disse:

    Boa tarde, muito interessante esse artigo. Fiz ontem a curva glicêmica simples a basal em jejum deu 116 e a apos a ingestão de glicose 120 min : deu 100 . O quê significa?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Laura. Devido à alteração na sua glicemia de jejum, você se enquadra no que chamamos de pré-Diabetes, ou seja, tem um risco aumentado de desenvolver Diabetes num futuro próximo. Em breve estarei publicando um livro gratuito sobre o assunto e você poderá aproveitar para conhecer um pouco mais sobre isso e como o seu corpo funciona. Até lá, é importante entrar em uma alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas. Sei que é difícil, porém é importantíssimo no seu caso. Espero ter lhe ajudado e obrigado pelo comentário. 🙂

  • Juliana disse:

    Olá Dr eu fiz meu teste de jejum antes do exame minha glicose deu 86, depois que fizer o teste daquela água com a solução a taxa deu 180, tô mto acima do normal ?

  • Jucyara karollen disse:

    Olá eu fiz o exame de tolerância á glicose e o resultado de antes da glicose foi : 90mg{2bcd453d7311fcd5d3fd79b4f06f2b23457405190b55b88de47449b7ddf1e563}
    Glicose pós 30min. = 149 mg
    Glicose pós 60min.=145 mg
    Glicose pós 90min= 143mg
    Glicose pós 120min= 144mg
    Oq quer dizer?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Luh. Este valor está dentro da Tolerância Diminuída à Glicose, o que pode indicar um estado de pré-Diabetes, a depender do contexto clínico do seu caso. É importante a avaliação do seu médico para maiores explicações.

  • Marllon disse:

    Olá qual o valor de referência deste exame de tolerância a glicose? , para a acromegalia ( gigantismo ) e o mesmo da diabetes melitus? Abaixo de 140 ng / ml após 2 horas de sobrecarga de 75 g de glicose? , o meu exame após 2 horas da glicose deu 119 ng/ml tá normal ? Eu tenho acromegalia ( gigantismo )?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Marllon. Os dados utilizados para diagnóstico de Acromegalia são os níveis de GH depois do teste de tolerância à glicose, e não os níveis da glicemia. Neste caso, níveis de GH menores que 1 mcg/L depois do TOTG excluem o diagnóstico de Acromegalia, especialmente se menores de 0,4 mcg/L. Níveis de IGF-1 também podem ser medidos para se chegar a um diagnóstico, mas tudo depende dos sinais e sintomas que você tem e a avaliação médica. Espero ter ajudado. 🙂

  • Marllon disse:

    Olá doutor eu fiz o teste de supressão do Gh de 2 horas após glicose o TTGO,e no final deu 0.91ng/ml deu normal eu tenho acromegalia ( gigantismo ) ?

  • Helena disse:

    Bom dia, fiz o TTGO e enquanto bebia a glicose o técnico do laboratório me deu um copo de água. Tomei em torno de 200ml de água e demorei uns 10min para tomar a glicose. Após, veio a enfermeira e me disse que o resultado do exame pode dar alterado por eu ter tomado água e demorado para tomar a glicose. Mas foi o funcionário do Lab que me
    Deu a água! Isso procede?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Helena. A carga de glicose do teste já vem diluída em 250-300 mL de água. Teoricamente é só isso que você deve tomar durante o teste. Se essa água adicional vai ter uma influência nos resultados dos exames fica difícil quantificar.

  • Taciana Macambira disse:

    Olá doutor, estou com 37 semanas de gravidez aos 41 anos.
    Glicemia em jejum 78mg
    Após 2hs (75mg dextrosol) 156mg
    Altura uterina 35 às 35 semanas.
    Líquido amimiótico com volume normal.
    Seria suficiente para uma possível indicação de cesariana?

  • CARLA disse:

    BOA TARDE DOUTOR ESTOU GRAVIDA DE 7 MESES FIZ O EXAME DE GLICEMIA POS GLUTOU 2 HORAS, DEU 93 ANTES E 149 DEPOIS DAS DUAS HORAS SERA QUE ESTOU COM DIABETES ESTOU MUITO PREOCUPADA

  • elismare dos santos disse:

    boa noite fiz o curva glicemica em jejum deu 111
    depois de enjerir o liquido ,com 30 minutos 161
    com 60=197
    90-185
    120=158
    isso quer dizer que estou c diabetes DR

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Elismare. Você se encontra em pré-Diabetes, ou seja, tem um risco aumentado de desenvolver a Diabetes (50{2bcd453d7311fcd5d3fd79b4f06f2b23457405190b55b88de47449b7ddf1e563} em 10 anos). Você se enquadra no que chamamos de Intolerância à Glicose, que é quando o resultado da curva glicêmica às 2 horas dá entre 140 e 199 mg/dL (200 ou mais seria Diabetes). Eu criei um artigo especial sobre esse assunto que você confere aqui: https://medsimples.com/intolerancia-a-glicose/

  • patricia disse:

    Olá, estou com dúvidas no meu resultado: glicose em jejum: 85,6, 60 minutos: 134,8 e 120 minutos: 150,4, é considerado diabetes gestacional?

  • Jorge Durão disse:

    Olá, fiz o teste à tolerância à glicose oral, tendo obtido os seguintes resultados:

    – Em jejum – 106 mg/dl
    – 2 horas após – 142 mg/dl
    Perante tais resultados, gostaria de saber sua opinião sobre os mesmos.
    Obrigado

  • Fátima disse:

    Olá! não entendi… nessa nova amostra sanguínea após 2 horas, devo permanecer no laboratório ou voltar 2hrs depois…em relação ao jejum…será de 10hrs para a 2a coleta…

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Fátima. Você vai permanece no laboratório para fazer uma medida após 1h e após duas horas. O tempo de jejum para a segunda coleta não vai importar porque você não estará mais em jejum, e sim com a dose de glicose que foi ofertada no início do exame, logo depois da primeira coleta. 🙂

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Karla. Os valores aos 120 min (184) estão acima do limite da normalidade como você pode conferir na tabela do nosso artigo. Sendo assim, configura como Diabetes Gestacional e é preciso tomar todos os cuidados necessários com sua obstetra.

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Klecianne. Apenas o seu valor aos 120 minutos deu acima dos níveis de referência (que são de 153 nessa hora). São necessários pelo menos 2 medidas alteradas (jejum, 1 hora e 2 horas), portanto você não é enquadrada como portadora de Diabetes Gestacional.

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Cleidiane. Para diagnóstico de Diabetes Gestacional são necessários pelo menos 2 valores alterados (jejum, 1 hora e 2 horas). No seu caso apenas o valor de 60 minutos (186) deu acima do valor de referência (180), portanto não configura domo DM gestacional. 🙂

  • Susy Miranda disse:

    Olá Dr., fiz o exame na 26 semana de gestação e o resultado foi o seguinte: Jejum 84, 1 hora 174 e 2 horas 153. Pelo que entendi, está dentro da normalidade, correto?

  • Yane Rodrigues disse:

    Boa noite.
    Fiz o exame GTT e fiquei com uma dúvida
    Em jejum os números de referência mostram um valor e o meu estava dentro do normal, ja no segundo que foi tirado sangue depois de 1 hora de tomar o líquido, o índice mostrava o mínimo de 90mg e o meu deu 62mg e no terceiro deu dentro do índice de novo
    O que isso pode significar ??

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Yane. Você teve provavelmente uma hipoglicemia por rebote. Quando você ingere açúcar, o hormônio Insulina é liberado pelo seu pâncreas. Ele é responsável por carregar o açúcar que foi absorvido e entrou no sangue, para dentro das células. Quando isso acontece, os níveis de açúcar no sangue (glicemia) vão baixar. Em algumas pessoas essa liberação da Insulina é mais acentuada, levando à redução um pouco maior dessa glicemia, que foi o que pode ter acontecido com você durante a medida na primeira hora. Os estudos científicos ainda estão em dúvida em relação ao significado disso mas parece não ter relação com Diabetes ou risco aumentado da doença. Portanto, seu exame pode ser considerado normal.

  • Jocemara Fátima Gonçalves dos santos disse:

    Olá Dr.fiz o exame basal em jejum de 11hs deu 88mg depois de tomar o líquido repeti o exame após 2 horas deu 170mg posso estar com diabetes gestacional?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Jocemara. Para diagnóstico de Diabetes Gestacional são necessários pelo menos dos valores alterados (jejum, 1 hora ou 2 horas). Se o seu valor na primeira hora também tiver dado alterado, é Diabetes Gestacional. Se apenas o valor às 2 horas estiver alterado, não configura como teste positivo.

  • Heliana disse:

    Olá de Alan. Sou gestante de 26 semanas e meu exame de glicemia só teve duas coletas. Uma de jejum completo (77mg) e um duas horas depois após sobrecarga de glicose (127mg). Não deveriam ter coletado meu sangue 1 hora após a sobrecarga? Mas enfim… eles colocaram também no resultado: quantidade de glicose V.O – 75 g. Ao lado colocam valores de referência de tolerância diminuída cujos números me parecem dúbios. Eu queria entender o que é isso e se mRua resultados estão normais.

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Heliana. Esse tipo de procedimento vai variar de laboratório para laboratório. Como os valores de referência usam apenas o resultado após 2h do teste, não tem problema em não terem coletado durante a primeira hora. Os 75 g de glicose são o padrão recomendado de dose de glicose para esse exame. Os valores de referência no jejum são até 100 mg/dL e às 2h abaixo de 140 mg/dL, portanto o seu resultado configura como normal. 🙂

  • Thuany disse:

    Boa tarde Dr. Tive diabetes gestacional… Após um ano e meio meu médico pediu para repetir a curva glicêmica, Jejum de 8h
    Glicose Basal 91mg
    Glicose 60min 166mg
    Glicose 120min 86mg
    A alteração em 60 min é preocupante?
    Obrigado desde já

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Thuany. No caso de diagnóstico fora da gestação, é importante somente o resultado aos 120 minutos que, no seu caso, está normal. Porém, portadoras de Diabetes Gestacional apresentam um risco aumentado de desenvolver Diabetes. Sendo assim, é importante tomar todos os cuidados preventivos (boa alimentação, perda de peso e atividades físicas regulares – pelo menos 150 min/semana) para que você possa reduzir as chances de desenvolver a doença e sofrer com suas complicações no futuro. Espero ter lhe ajudado e obrigado pelo comentário!

  • Tatiane disse:

    Bom dia.

    Estou com 10 semanas e 2 dias de gestação, e fiz a glicose em jejum que deu 94mg/dl e a glicemia após sobrecarga de 75 de dextrosol, após 120 min deu 104 mg/dl, fiz tbm a hemoglobina glicada que deu 4.7{2bcd453d7311fcd5d3fd79b4f06f2b23457405190b55b88de47449b7ddf1e563} (valor ref. de 4,0 a 6,0). O que posso considerar?

  • Daniele disse:

    Olá fiz o exame de curva glicemica e os resultados são esses e observação estou de 7 semanas quando fiz .
    Glicemia de jejum; 91,2 mg/dl
    Após 60 min. : 150,3mg/dl
    Após 120 min. : 135,9mg/dl

    Será que estou com glicemia na minha gestação?

  • Angel dias disse:

    olá estou gestante de 31 semanas
    meu resultado foi
    jejum 83
    após 30 min 135
    após 60 min 174
    após 90 min 170
    após 120 min 129
    estou com diabetes gestacional??

  • TAIANE BISPO DA COSTA disse:

    ola estou gravida de 16 semanas fiz uma curva glicemica deu os seguintes valores:
    jejum 104
    30 min 173
    60 min 181
    90 min 144
    120 min 140
    estou com diabetes?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Taiane. Como tanto a glicose de jejum como a glicose aos 60 minutos deram acima dos valores de referência, você se enquadra na diabetes gestacional. É importante notar se o jejum também foi feito corretamente. Converse com sua GO e inicie os cuidados necessários.

  • Marina disse:

    ola, estou gravida de 27 semanas, fiz o exame de curva glicemica. minha glicemia em jejum deu 175,0 e apos 2hs com ingestão de 75g glicose deu 120,1. É possivel ser um erro do laboratório? visto que no dia em q eu fiz o exame a pessoa que tirou me disse ques esta bom, estava com 75. Se nao for erro, é comum dar em jejum valor maior que apos a ingestão de glicose? Obrigada!!!

  • Simone Lara disse:

    Olá Doutor! Tenho 42 anos, e tenho sentido cansaço, e só quero comer doce e realmente não sou de doce, de janeiro pra cá fiz dieta e deixei de tomar glifage pois estava com intolerância a insulina, mas a glicose sempre dá normal abaixo até de 90. Emagreci 27 kg, estava com 123kg e fui pra 94kg, só que de abril pra cá comecei novamente engordar, estou com 105kg, e fraqueza, corpo gelado, tenho que comer geleia ou melado de cana, com pão, pediram a curva, e deu o seguinte, glicemia em jejum 81,2; após 30 minutos 158,3; após 60 minutos 148,6; após 90 minutos 145,9; após 120 minutos 113,9. Sei que vou ao médico que pediu levar o exame mas gostaria da sua opinião, qual o prognóstico? Pois ela acha que meu pancreas não está funcionando bem uma das hipóteses. Obrigada Simone

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Simone. Em relação ao seu teste de tolerância, os níveis estão dentro da faixa da normalidade. Porém, é importante mudar alguns hábitos de vida porque o excesso de peso vai predispor ao surgimento da Diabetes uma hora ou outra. Por enquanto, seu corpo ainda consegue controlar tudo às custas de estocar essa glicose, em forma de triglicerídeos provavelmente. Eu sei que mudar esses hábitos é difícil, porém é importante, principalmente carboidratos simples (de rápida absorção) como os doces que você citou. Espero ter lhe ajudado, seja bem-vinda e obrigado pelo comentário. 🙂

  • Silvaneide disse:

    Olá, sou Silvaneide e estou de 25 semanas, até agora meus exames de glicemia estão normais, tem pessoas da minha família que tem diabetes, mas no meu caso é necessário fazer totg? E porque?

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Silvaneide. A princípio não é necessário. O TOTG é um exame realizado como método de confirmação ou descarte da Diabetes sob suspeita, ou seja, quando existe uma glicose de jejum alterada (à exceção quando é mandatório na gestação, entre 24 e 28 semanas). Portanto, se sua glicemia estiver normal, não precisa realizar esse exame. 🙂

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Paulo. Realmente não existem consensos ou indicações específicas sobre isso. Portanto, o ideal é não ingerir nenhum líquido no momento do exame. Antes (na noite anterior ou pela manhã), pequenos goles de água são liberados. 🙂

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Maria. Não há problema nenhum em refazer o teste. Porém, ele tem indicações específicas e deve ser feito quando existe algum descontrole da glicemia de jejum, como forma de diagnosticar uma pré-Diabetes ou Diabetes. Abraços!

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Amanda. O seu exame passou 0,6 mg/dL na glicose de jejum. Portanto, imagino que podemos considerar que você não tem Diabetes Gestacional, mas será bom conversar sobre isso com o médico ou médica que te acompanha e está mais de perto, e assim poderá ter uma opinião concreta sobre isso. Espero ter ajudado e obrigado pelo comentário!

  • Amanda disse:

    Olá doutor.Fiz o exame e o resultado foi 92,6 em jejum após injerir 75mg de glicose 1h após deu 135,1 e após 2h 88,3 gostaria de saber se está alterada se é considerado diabete gestacional estou com 29 semana e 3 dias

    • Alan Niemies disse:

      Olá, Amanda. O seu exame passou 0,6 mg/dL na glicose de jejum. Portanto, imagino que podemos considerar que você não tem Diabetes Gestacional, mas será bom conversar sobre isso com o médico ou médica que te acompanha e está mais de perto, e assim poderá ter uma opinião concreta sobre isso. Espero ter ajudado e obrigado pelo comentário!

  • THiAGO BORGES disse:

    Dr. Alan, fiz o exame Glicose. Jejum o resultado foi 92.7 mg/do , após realizei o Glicose após 2 horas, o resultado foi 204,2 mg/dl.

    Pergunta 1. Só com correção na alimentação posso melhorar?

    Pergunta 2. Esse quadro de 204 é reversível?

    • Dr. Alan Niemies disse:

      Olá, Thiago. O resultado do seu exame indica a presença de Diabetes. E sim, com a alimentação adequada o quadro pode melhorar ou estabilizar. De qualquer forma, na fase de Diabetes, a alimentação tem que ser extremamente correta para que só ela possa controlar a situação. O mais indicado é uma abordagem completa com dieta, exercícios físicos e tomada de medicamentos. O quadro da Diabetes pode ser controlado (inclusive com redução destes níveis), mas não é curável.

    • Dr. Alan Niemies disse:

      Olá Francilene, tudo bem? Para diagnóstico de Diabetes Gestacional, se 2 dos 3 valores estiverem alterados, o teste já é positivo. No seu caso, o valor da glicose de jejum e da glicose a 60 min deram alterados. Isso já caracteriza Diabetes Gestacional, sim. Agora é preciso tomar todos os cuidados imprescindíveis à sua saúde e do seu bebê. Se você tiver interesse, estamos disponíveis no MedSimples para uma teleconsulta a fim de te orientar melhor sobre o assunto. De qualquer forma, espero ter lhe ajudado e tudo de bom!

  • Diana disse:

    No meu primeiro teste em laboratório deu 97,5 a glicose. Agora faço todos dias em jejum da no máximo 92 e 2 horas após o almoco o máximo q deu 100. O médico disse q estou c diabetes gestacional. Mas oscila muito o resultado. Só não está ultrapassando o limite.qdo fiz o primeiro exame estava c 16 semanas hj estou c 19 semanas

    • Dr. Alan Niemies disse:

      Olá, Diana. Sim, o seu caso se enquadra em Diabetes Gestacional, pois os resultados de jejum e 60 min deram alterados. Converse com sua obstetra e clínico geral para iniciar os cuidados necessários. Espero ter ajudado.

  • Sula bessa disse:

    Meu 1° exame de glicose em jejum deu 95.
    Fiz novamente e deu 73. em jejum
    E 62. Depois de 2 horas do dextrosol.
    Estou grávida de 10 semanas..
    preciso me preocupar com valores tão baixo?  

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *