Acantose Nigricans (Pescoço Escuro)

A Acantose Nigricans é um sintoma comum de algumas doenças e síndromes, e tem como características o que chamamos de hiperpigmentação verrugosa (formação de placas mais escurecidas e grossas) da pele. Tais lesões podem aparecer em vários locais do corpo, especialmente no pescoço (“pescoço escuro“), axilas, virilha e mucosas como os lábios, a área periocular (em torno do olho) e o ânus.

Causas

Para entender a Acantose Nigricans, vamos comentar primeiramente sobre as causas desse sintoma de pele.

Obesidade e Endocrinopatias

As causas mais comuns desse sintoma na pele são a obesidade e endocrinopatias, que são doenças do sistema endócrino (relacionado à produção de hormônios pelo nosso corpo), especialmente a Diabetes.

Leia também o artigo: Tipos de Insulina

A obesidade e problemas endócrinos como a Diabetes gera o que chamamos de Resistência à Insulina: as células do nosso corpo não conseguem aproveitar a Insulina liberada pelo pâncreas corretamente e, com isso, níveis maiores de insulina permanecem na circulação sanguínea. Com isso, temos um aumento da produção do IGF (Fator de Crescimento semelhante à Insulina) e Receptores de Insulina (proteínas que se ligam à insulina) na pele.

Com a ligação da insulina na pele e o aumento da produção de IGF, nossa pele recebe uma ordem para começar a produzir mais células, mais queratina e mais melanina, o que acaba gerando o engrossamento e escurecimento da pele em algumas áreas do corpo.

Acantose Nigricans

Acantose Nigricans em Axila e Pescoço, comum na Diabetes Mellitus Tipo 2

Além da Diabetes, outras causas endócrinas da Acantose são: Síndrome do Ovário Policístico, Síndrome de Cushing, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Acromegalia.

Causas Malignas

Acantose Nigricans Maligna

Acantose maligna, geralmente associada a tumores de estômago e intestino

Alguns tipos de câncer também podem, raramente, gerar o aparecimento de Acantose Nigricans maligna. Porém, diferentemente das causas endócrinas (como a Diabetes), a Acantose decorrente de um tumor costuma afetar muito mais as mucosas (como os lábios).

Geralmente, a acantose por conta de um câncer aparece a partir dos 40 anos, associada à tumores principalmente do Trato Gastrointestinal (como câncer de estômago ou de intestino) e outros Adenocarcinomas.

A Acantose decorrente de tumores acontece porque alguns tipos de células cancerosas aumentam a produção de IGF e Receptores de Insulina (assim como na Acantose causada por Obesidade e Endocrinopatias), além de TGF-alfa, que também causa escurecimento e aumento da espessura da pele.

Nesse caso, a Acantose Nigricans desaparece normalmente com o tratamento do tumor relacionado a ela.

Outras causas

A Acantose pode ainda ser gerada por causas diferentes da obesidade, problemas endócrinos e tumores. Alguns medicamentos que aumentam os níveis de insulina podem causar Acantose, tais como a própria Insulina injetada, glicocorticóides, niacina, anticoncepcionais orais e inibidores de protease. Pode ser causada ainda por fatores hereditários e, em outros casos, a causa é desconhecida.

É importante notar ainda que as lesões causadas pela Acantose são parecidas com outra infinidade de lesões dermatológicas. Por isso, apenas um médico capacitado terá condições de fazer esse diagnóstico diferencial, se você tiver essas lesões.

Importância da Acantose

A Acantose Nigricans é um sintoma muito importante. Se você acha que sua pele engrossou e escureceu em alguma área, vale a pena procurar um médico, especialmente se você tem mais de 40 anos. Pacientes com Acantose devem ser investigados quanto à causa desse sintoma e fazer exames para a procura de Diabetes ou algum tipo de câncer. Não deixe seu médico para depois!



Atenção: o MedSimples é um site de caráter informativo e educativo, não substituindo, em nenhum momento (nem com os artigos, nem com as respostas de comentários) uma consulta médica, sendo esta primordial para se realizar um diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequados de qualquer paciente.

32 Comentários

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá, Luciano. A Acantose não é nem considerada uma doença em si, mas é um sintoma muito característico dos portadores de Diabetes. Ela acontece muito nessa doença. Com o melhor controle do seu peso e da sua glicemia, mantendo uma dieta e uso de insulina adequados, com certeza seu problema diminuirá. Obrigado pelo comentário e boa sorte no seu tratamento, mantenha sua Diabetes em dia pois vale muito a pena! 🙂

  1. cidinha santos

    minha filha tem 34 anos e esta obesa ,apareceu uma mancha escura na axila esquerda . em 2013 ela tomou mas foi poucas doses de isulina que disseram que emagrecia mas nada aconteceu se comprava facil na farmacia sem receita , sera por isto que apareceu amancha ? estou preocupada ,tem cura ?

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Cidinha. É importantíssimo que sua filha ou você só utilizem uma medicação como a Insulina com acompanhamento médico! A Insulina é um hormônio e tem diversas ações no corpo. Tomar sem indicação médica pode causar inclusive risco de vida. Além disso, ela não é usada em tratamento médico para redução de peso, para isso existem outras várias alternativas. Recomendo que sua filha procure um médico, de preferência Endocrinologita, para abordar melhor os problemas do peso e das manchas. 🙂

  2. Brendo Cauã

    Olá, tenho 15, peso 56kg um peso normal pra minha idade, e tenho essa doença, não tenho problemas com exercicio fisico, aou um garoto ativo em relação ao exércicio, essa doença esta afetada ao meu pescoço e ao meu peito e eu tenho muita vergonha dessas manchas, quero saber se tem cura ou algjm remedio caseiro que possa me ajudar a clarear minha pele.

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Brendo, como vai?

      Olha, na realidade nós abordamos a Acantose principalmente como um sintoma e não uma doença em si. Se você tem o peso normal e pratica atividades físicas, é importante diferenciar as manchas que você cita de outros problemas dermatológicos. Recomendo que você procure um dermatologista para melhor abordá-las. 🙂

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá rayanne, como vai? Primeiro de tudo é importante diagnosticar as manchas como realmente Acantose. Para isso, recomendo que você consulte um Endocrinologista (para avaliar o seu peso e outros fatores que possam causar a Acantose) e/ou um Dermatologista (que pode diferenciar suas manchas e descobrir se elas são realmente Acantose).

      Espero ter ajudado e boa sorte! 🙂

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Nice, as lesões causadas pelo lúpus cutâneo costumam ter um padrão diferente. As lesões da acantose geralmente são hipercrômicas (mais escuras que a pele), sem presença de vermelhidão e sem relevo. Veja aqui algumas imagens de lúpus cutâneo que podem te ajudar a diferenciar os dois tipos de lesões: http://www.dermnetnz.org/immune/cutaneous-lupus.html

      De qualquer forma, é sempre importante a avaliação de um médico capacitado para detectar exatamente qual a lesão de pele envolvida e quais diagnósticos podem estar envolvidos. Obrigado pelo comentário!

  3. Júlia

    Tenho este problema. Estou acima do peso, tenho hipotireoidismo. Iniciei a dieta e a prática de exercícios físicos. Quero saber se tenho chances de conseguir limpar essas manchas horríveis. ? Tem cura ? Há remédios ou tratamentos para isso ?

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Júlia. A tendência é que as lesões da Acantose que envolvem o excesso de peso como causa comecem a regredir com a perda de peso, mas não é possível dizer qual será o tamanho dessa remissão. Não há tratamento específico para a Acantose que seja mais eficaz do que a perda de peso, mas existem fórmulas tópicas (cremes e pomadas) que podem auxiliar no clareamento da sua pele. Assim, pode ser interessante a consulta com um dermatologista que possa melhor te avaliar.

      Obrigado pelo comentário!

  4. terezinha batista

    Ola me chamo terezinha estou tentando descobrir o que eu tenho e mesmo acantose nigricans ora a dermato diz que sim ora e resistencia insulinica, ja fiz varios exames e nada acusou inclusive a curva glicemica, ate biopsia eu fiz acusou epitiligo simples e meu pescoso e virilha e nas juntas nao param de escurecer por favor me ajude pois parece que a dermato esta mais perdida do que eu. Que medico devo procurar, pois ate na indroc ja passei e nada ela alega que seja acantose nigricans e me devolveu pra dermato. Socorro me ajude e indicando um profissional meus exames estao otimos nada esta a mais ou a desejar neles obrigado

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Terezinha. A Acantose Nigricans é uma consequência da Resistência Insulínica, então as duas andam normalmente juntas. Você está acima do peso? Normalmente essa é a causa mais comum da Acantose e as lesões tendem a melhorar de aparência com a redução do peso. Porém, com essa biópsia, é possível que você precise receber tratamento específico para sua condição médica e ela pode não estar associada à resistência insulínica, excesso de peso ou Diabetes. Se não estiver satisfeita com a sua avaliação médica, é sempre útil uma segunda opinião de outro médico da sua região.

      De qualquer forma, espero ter te ajudado e boa sorte! 🙂

  5. mariana

    ola tenho 16 anos peso 63kg sou alta faço exercício e tenho manchas escuras e aveludada no pescoço na frente é atrás e entre os seios e as manchas agora estão indo para ao arredo dos meus lábios é estou sentindo muitos enjoo e queimaçoes no estômago ,pode ser acantose?

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Mariana. A Acantose é um sintoma de obesidade e de outras doenças e é, por si só, uma lesão benigna da pele. Ela não costuma vir associada a outros sintomas e não afeta mucosas (como os lábios). Seus sintomas são indicativos de alguma outra condição médica que deve ser explorada. Por isso, é importante que você procure um médico que possa te avaliar, ok? Obrigado pelo comentário e boa sorte!

  6. vanessa

    Tenho 27 anos e estou com sobre peso ( 10kg acima) e tenho essas manchas entre os seios e nas axilas, só tem esse sintomas quem está diabético?

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Vanessa. A Acantose Nigricans é praticamente específica em pacientes diabéticos ou acima do peso por muito tempo. Porém, como dito no artigo, ela pode se confundir com uma infinidade de outras lesões de pele e, portanto, é importante que um médico capacitado possa te avaliar e excluir outras causas dessas manchas antes que você considere-as como Acantose. 🙂

      Espero ter lhe ajudado e tenha um bom dia!

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Izabella. Você pode procurar um clínico geral, que irá melhor avaliar se o seu caso deve ser melhor avaliado por um dermatologista ou um endocrinologista. 🙂

      Espero ter ajudado e boa sorte!

  7. Regina

    Eu tenho desde de criança,mas só agora veio piorar cada vez mais. Diga se de passagem é muito constrangedor,sofro muito pois tenho a pele clara e as manchas atrás do pescoço estão ficando cada vez mais escura!!! 🙁

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá Luana. A mancha da Acantose pode ser devido a outra condição médica envolvendo sua pele. Cosnulte um dermatologista que poderá melhor avaliá-la quanto a isso. 🙂

  8. Janaina carvalho

    Ola tenho uma filha de 11 anos e ela esta com 68kg ela possui essas manchas no pescoco e axilas. Sera que isso ocorre por causa do excesso de peso? Como devo proceder?

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá, Janaina. Uma das principais causas de Acantose é o excesso de peso. Nesse caso, é importantíssimo colocá-la em um ritmo de atividades físicas regulares e organizar a sua dieta para que ela possa reduzir o peso. Isso é fundamental no tratamento da Acantose e, como pode ver por vários comentários, muitas vezes o processo pode tornar-se irreversível. Por isso, é importante agir o quanto antes.

  9. CAmila

    Olá! Boa noite.
    Tenho 22 anos e o meu pescoço esta bem escuro, todos os dias eu esfrego com a bucha e não sai, estou com medo de ser uma doença grave. já fiz exame de diabetes e deu baixo, já não sei mas o que fazer . É constrangedor não poder prender o cabelo.
    O que deve fazer.

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá, Camila. O ideal é procurar um clínico geral ou dermatologista, que poderá melhor avaliar essa lesão e saber se é realmente Acantose ou outra lesão de pele que mereça ser investigada. Espero que tenha lhe ajudado e boa sorte em busca do seu diagnóstico!

  10. Alex Pereira

    Olá boa tarde!!
    Sou enfermeiro, gosto muito de atualizar meus conhecimentos, li o seu artigo e, egostei muito, parabéns!!!

  11. Vanessa

    Boa tarde! Tenho essas manchas, no pescoço, axilas e virilha, desde a infância. Fui obesa a minha infância inteira, adolescência e na fase adulta, perdi 20 kg, mas continuo com sobrepeso (10 kg). Recentemente, fui ao dermatologista e o mesmo falou que não tem tratamento. Essa informação procede? Se existir algum tratamento, qual deles é o mais indicado? O laser seria uma boa opção?
    Deixando claro, que já fiz exames hormonais e os mesmos estão absolutamente normais. Preciso de ajuda, pois me incomodam bastante, tenho muita vergonha de me expor por conta dessas manchas

    • Alan Niemies
      Autor do Artigo

      Olá, Vanessa. Existem, sim, algumas coisas que você pode tentar para melhorar a aparência das placas.

      Inicialmente, é importante salientar que o tratamento mais eficaz ainda é a redução do peso e a prática de atividade física regular. Se você colocar isso em um bom ritmo na sua vida, por mais que as placas não desapareçam, elas tendem a melhorar bastante seu aspecto. Então, pisa fundo! Isso melhora não só a Acantose como outros vários aspectos da sua vida.

      Alguns medicamentos aumentam a insulina no sangue. Assim, é importante retirá-los ou encontrar uma alternativa a eles. Exemplos incluem: anticoncepcionais orais, corticoides, estrogênio, aripiprazol.

      Também temos algumas oportunidades de medicamentos de uso tópico. Porém, nenhum deles apresenta evidências muito fortes de que funcionam. De qualquer forma, pode ser útil tentar alguma terapia com eles. Os mais estudados são a Tretinoína tópica, o peeling químico com Ácido Tricloroacético (ATA) e o Calcipotriol tópico.

      Se tentar algumas dessas opções, volte para nos contar como foi. De qualquer forma, é importante acompanhar esse tipo de tratamento com um bom médico, de preferência um dermatologista.

      Espero ter lhe ajudado e boa sorte, Vanessa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *