Nesse artigo do MedSimples, vamos abordar uma série de cuidados em relação ao jejum para exames de sangue variados. Logo abaixo, você vai entender quanto tempo você precisa ficar em jejum para cada tipo de exame (como hemograma completo, colesterol e glicemia de jejum), além de resolver algumas dúvidas bastante comuns, como a clássica sobre beber água antes do exame de sangue, ou por quanto tempo precisa parar de ingerir álcool e usar tabaco. Vamos lá?
Navegue pelos tópicos do artigo:
O tempo de jejum para o seu exame de sangue varia de acordo com o que será avaliado. Em alguns exames é preciso um jejum de 12h (ou mais, ou menos) enquanto que, em outros, você pode se alimentar normalmente. Mas por que isso acontece?
Vários tipos de exames de sangue, na verdade, não precisam de jejum. Porém, alguns dos exames mais comuns a serem solicitados são para avaliar substâncias envolvidas no seu metabolismo energético. Isso inclui a famosa Glicemia de Jejum e o Lipidograma (composto pelo Colesterol e Triglicerídeos), por exemplo.
Nós solicitamos o jejum para realizar esses exames porque a influência da alimentação nos níveis dessas substâncias é muito grande. Assim, ao realizar o jejum, procuramos avaliar essas substâncias quando seus níveis são mais baixos no sangue. Quando elas estão aumentadas mesmo com o jejum (momento em que deveriam estar baixos), podemos realizar um ponto de corte (e definir valores de referência) para separar pacientes com alteração laboratorial (para mais ou para menos) dos que estão normais.
Quando você segue o jejum no tempo correto nos casos em que são solicitados, o seu resultado terá mais Acurácia, que é o quão perto o valor do seu resultado de exame está do valor real no seu sangue. É por isso que seguir o tempo correto de jejum é muito importante em certos exames.
Fazendo isso errado, você pode ter um erro diagnóstico. E a maioria dos médicos e outros profissionais de saúde não estão preparados para lidar com esse tipo de variação. Por exemplo, muitos nem perguntam aos pacientes, após uma glicemia de jejum alterada, se o jejum foi feito da forma correta.
Os níveis de certas substâncias, por outro lado, variam pouco ou nada com a alimentação. É o caso, por exemplo, da pesquisa de Hepatites e do Beta-HCG.
Além do jejum, alguns exames também requerem cuidados adicionais, como abster-se de álcool e/ou tabaco, bem como alguns tipos de suplementos alimentares. Vamos ver tudo isso com calma e dar vários detalhes para os diferentes tipos de exames.
É importante notar que existe não só um limite do mínimo de jejum que você deve fazer, mas também é preciso tomar cuidado para não jejuar em excesso!
Quanto mais tempo você permanece sem se alimentar, menor é o seu açúcar no sangue (glicemia), por exemplo. Se você ficar, digamos, 18 horas sem se alimentar antes do seu exame, um possível diagnóstico de Diabetes pode passar desapercebido. Este é só um exemplo básico, mas é muito importante tomar cuidado com isso ao fazer um jejum para exame de sangue.
De um modo geral, sempre evite o jejum superior a 14 horas.
Agora, vamos comentar sobre os detalhes do jejum para cada tipo de exame dos mais utilizados.
Glicemia de jejum (exame do açúcar no sangue): este é um dos exames mais simples utilizados no diagnóstico de Diabetes. O tempo de jejum ideal para esse exame de sangue gira em torno de 8 a 10 horas.
Lipidograma (exame de Colesterol e Triglicerídeos): são usados para a detecção de Dislipidemias (que são o aumento de Colesterol Total e LDL – “colesterol ruim” – ou diminuição do HDL – “colesterol bom” – ou ainda aumento de Triglicerídeos). Detectam também uma série de outras doenças e auxiliam na avaliação geral de pacientes com várias condições médicas. No caso desses exames, indica-se geralmente um jejum de 12 horas. O exame que mais influencia nesse jejum é a dosagem de Triglicerídeos. Para este, é obrigatório um jejum em torno de 12 horas. Se apenas o Colesterol HDL e/ou LDL forem solicitados, é preciso apenas um jejum em torno de 4 horas.
Hemograma completo: antes desse exame, realize um jejum de 3 horas. Porém, é importante notar que, se o seu sangue será utilizado para outros exames, talvez o jejum por mais tempo seja necessário.
Ao fim do artigo você encontra também uma tabela completa com o tempo mínimo de jejum para os exames mais comuns.
Essa dúvida é bastante comum. Para exames de sangue, você pode tomar água sem problemas. Porém, convém tomá-la com moderação. Você deve evitar tomar água apenas em exames mais complexos (com uma Endoscopia Digestiva), em que serão utilizados anestésicos. Nesse caso, mesmo a água pode causar náuseas e vômitos durante ou logo após o procedimento.
A água em excesso também interfere com os exames de urina, principalmente na densidade urinária.
É importante evitar fumar pelo menos nas 24 horas que antecedem o seu exame de sangue, principalmente se ele for um teste de Agregação Plaquetária, Curva Glicêmica (TOTG – Teste Oral de Tolerância à Glicose), Teste Ergométrico (de Esforço) ou uma Prova de Função Pulmonar.
No caso de bebidas alcoólicas, é importante não consumi-las por 3 dias antes do seu exame de sangue, especialmente no caso dos Triglicerídeos, que têm seus valores falsamente aumentados com o consumo de álcool.
Exames como o Lipidograma (que avalia Colesterol e Triglicerídeos) são raramente necessários para pacientes diabéticos. Se você tem Diabetes, não é necessário realizar jejum antes desse exame. Além disso, não deixe de tomar as suas medicações ou a Insulina para o controle da doença.
A não ser que o seu médico tenha dito o contrário, é importante continuar tomando qualquer tipo de medicação prescrita como você normalmente as utiliza. Além disso, é também importante conversar com o seu médico caso o seu exame precise ser feito em jejum, mas você toma a medicação juntamente com a alimentação.
Na tabela abaixo, veja também o tempo de jejum recomendado para outros exames:
[table id=11 /]
Essas são as principais informações relacionadas ao jejum para exames de sangue e cuidados específicos que você deve ter antes de realizá-los. Se você tiver mais alguma dúvida, deixe o seu comentário ou faça uma pergunta!
Gerson disse:
Preciso realizar coleta de sangue para análise de níveis de ureia, creatinina, acido úrico, col. total, PCR e hemoglobina glicada.
Estou na dúvida se posso realizar a coleta de todos após o período de 8 horas de jejum, pois creatinina, colesterol total e uréia pedem um jejum de 3 hs.
Posso fazer uma coleta apenas, após 8hs de jejum, para todos esses exames? E qual o limite de jejum que posso atingir sem interferir no resultado das amostras?
Alan Niemies disse:
Olá, Gerson. Fique tranquilo: realizar os exames com 8 ou mais horas de jejum, não irá afetar os que necessitam de menos tempo de jejum. 🙂
Núbia santos França disse:
TIROU MUITAS DÚVIDAS, MUITO BOM.
FERNANDO WAGNER DOS SANTOS VALE disse:
Parabéns pelo trabalho. Ajudou muito e de forma bem objetiva. Novamente parabéns.
Bruno Bumi disse:
Foi uma boa experiência, e me fez conhecer mais sobre exames. Muito obrigado
Ana Rita disse:
Oi! Fiz um exame de rótima e fiqueira preocupada pois os leucocitos totais está 3.870; treglicerides 328; colesterol total 230; LDL 131; VLDL 66; HDL 33 o restante normal. Estou preoculpada.
Alan Niemies disse:
Olá, Ana. Você está com os triglicerídeos e o colesterol elevado, o que chamamos de Dislipidemia. Os triglicerídeos no nível que estão pode indicar que você está com excesso de calorias e carboidratos em sua dieta. Os carboidratos, quando em excesso, são convertidos de glicose (“açúcar”) para triglicerídeos para serem estocados no tecido adiposo (que contém nossas células de gordura). É importante iniciar a prática de atividades físicas adequadas e uma boa alimentação para procurar reduzir esses valores e evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes ou outros problemas no futuro.
Nadjara disse:
Olá estou com um exame de amilase marcado e fui orientada a não comer uma série de alimentos por 30 dias, é uma dieta muito restritiva, zero carboidtato, zero açúcar, zero farinha branca,zero café, zero raízes….Estou preocupada pq já já fico fraca….esse procedimento e normal antes de fazer esse exame?
Alan Niemies disse:
Olá, Nadjara. Esse tipo de procedimento não só não é necessário antes de realizar um teste de amilase como pode fazer mal à sua saúde por ser uma dieta muito restritiva. O único cuidado a ser tomado é um jejum de pelo menos 3 horas antes do exame e não consumir álcool antes do procedimento. Sob recomendação médica, alguns medicamentos também podem ser cessados temporariamente para evitar alterações falsas no exame, mas nunca vi uma dieta assim ser prescrita antes desse exame laboratorial.