O que é Pressão Alta ou Hipertensão?

Quando a pressão exercida pelo sangue nos vasos arteriais ultrapassa um valor pré-definido e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, chamamos isso de Hipertensão ou Pressão Alta.

Quando a pressão exercida pelo sangue nos vasos arteriais ultrapassa um valor pré-definido e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, chamamos isso de Hipertensão ou Pressão Alta.

Na ciência médica, através de numerosos estudos, nós já sabemos que o risco de contrair uma doença cardiovascular (como Infarto Agudo do Miocárdio), doença renal ou AVE (Acidente Vascular Encefálico) aumenta progressivamente a partir de valores pressóricos de 115/75 mmHg. A cada aumento de 20 mmHg na pressão sistólica ou 10 mmHg na pressão diastólica, a partir de 115/75 mmHg, o risco de contrair uma doença cardiovascular dobra.

Mas isso significa que se eu tenho pressão acima de 115/75 mmHg eu preciso tratar?

A resposta é não. E essa é a definição mais importante sobre o que é a pressão alta: clinicamente, hipertensão é definida como níveis de pressão sanguínea nos quais a instituição de tratamento reduz o surgimento de doenças relacionadas e a mortalidade nos pacientes. O motivo é relativamente simples: quando nós tratamos alguém com medicamentos, nem sempre o resultado é satisfatório. Por mais que o risco de doenças aumente a partir de 115/75 mmHg de pressão arterial, isso não significa que o tratamento irá trazer algum resultado benéfico, exceto em situações com um aumento significativo da pressão.

Com essa definição, consideramos hipertensão, em adultos, como níveis pressóricos iguais ou superiores a 140/90 mmHg (ou “14 por 9”) medidos em consultório médico. Para entender mais sobr esses valores e quando o tratamento deve ser realizado, veja nossa página sobre Diagnóstico de Pressão Alta.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *